Publicado em 24 setembro 2014

O G Suite, anteriormente chamado G Suite, é um pacote de aplicativos que pode ajudar a sua empresa a economizar bastante dinheiro e a integrar melhor o trabalho dos seus funcionários. Interessou-se? Então saiba agora como funciona:

O que vem no pacote

apps-for-work-social-iconO G Suite contém um pacote completo de serviços para seu escritório ou empresa. Eles realizam as mesmas funções principais dos programas de computador tradicionais, mas a um custo muito menor. Além disso, todas as funções são executadas na nuvem, ou seja, em computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet. Isso significa nunca mais ter aquele problema do funcionário incapaz de recuperar um arquivo porque ele foi salvo só em um computador específico e quem tem a senha está de férias ou na hora do almoço. Confira o que está incluído no conjunto:

Ferramentas de colaboração

logo_docs_64pxO Google Documentos, o Google Planilhas e o Google Apresentações estão incluídos no G Suite. O primeiro é um editor de textos, para trabalhar com cartas, currículos e brochuras. O segundo é um editor de planilhas tão completo quanto outros editores de planilhas, com as mesmas funções, inclusive para produzir gráficos, tabelas dinâmicas e fazer cálculos automáticos. Já o Apresentações, como se infere pelo nome, produz ótimas apresentações.

logo_sites_64pxAlém dessas três, outras duas ferramentas também estão no grupo de colaboração. O Google Sites permite facilmente criar páginas na internet sem a necessidade de ter conhecimentos em programação, e o Google Formulários permite criar e aplicar pesquisas, enquetes e formulários, tanto para uso interno da empresa quanto para a clientes.

 

Ferramentas de comunicação

Funcionários precisam trabalhar, mas também se comunicar entre si e com os clientes. Entram aí Gmail, Hangouts, Agenda e Google +.

logo_gmail_64pxO Gmail é o melhor serviço de e-mails do mundo. Agrupa as infinitas respostas de e-mails em conversas, possui grande capacidade de armazenamento e tem sistema de buscas para ajudar a achar e-mails antigos. O Hangouts facilita muito a comunicação interna e permite que videoconferências sejam feitas de maneiras simples, apenas com uma webcam. O Google Agenda é um serviço de agendamento — e, mais importante, lembretes. E o Google + é uma rede social que pode ser usada tanto para fins profissionais como pessoais.

Guardando tudo

logo_drive_64pxAs planilhas, documentos e outros trabalhos ficam salvos no Google Drive, a nuvem do Google. Ela é muito melhor que um HD externo. É acessível de qualquer computador, celular ou tablet e não precisa ser ligada na tomada. O Google Drive ainda permite salvar arquivos que não foram produzidos nas ferramentas do G Suite, como um pacote de fotos ou um relatório em PDF, por exemplo.

Ter arquivos na nuvem tem ainda outra vantagem: todo mundo tem acesso à última versão do trabalho, sem necessidade de ficar trocando e-mails com anexos do tipo “versão final”, “versão final 2” e assim por diante.

Entre os benefícios de usar o G Suite, além dos já mencionados, estão a redução de custos com TI, o aumento da produtividade e a maior segurança dos dados.

A Qi Network é revenda autorizada da Google no Brasil. Além da implementação, ela pode ajudar com a migração dos dados da sua empresa para o G Suite. Para entender melhor, assista a este vídeo, de apenas 2 minutos, e aprenda o que pode ser feito pela sua empresa!

Qual dos beneficios desse pacote pareceu mais vantajoso para você e sua empresa? Já faz uso desses aplicativos? Faça uma resenha aqui nos comentários e divida conosco suas opiniões!

 

QI_CTA_SegurancaCompliance

Leia também: