Publicado em 13 outubro 2017

No ano passado, o Google lançou o Data Studio, uma nova plataforma empresarial de visualização de dados e geração de relatórios.

Com o Data Studio, você pode conectar todos os seus dados e transformá-los em relatórios bonitos, informativos, totalmente personalizáveis e fáceis de entender e compartilhar.

Facilite o compartilhamento de dados na sua organização e com o mundo
Um dos conceitos básicos do Data Studio é que os dados devem ser acessados facilmente por qualquer pessoa em uma organização. Acredita-se que quando mais pessoas têm acesso aos dados as decisões são melhores. Com os vários conectores de dados no Data Studio, que incluem o CloudSQL, o BigQuery, o Planilhas Google e outros serviços do Google, é fácil criar painéis a partir de diversos tipos de dados e compartilhá-los com qualquer pessoa na sua organização. Também é possível combinar origens de dados em um mesmo relatório.

O Data Studio oferece integração com origens de dados de outros fornecedores, incluindo um conector para bancos de dados SQL que permite o acesso a dados próprios.

1-blog

O Data Studio não oferece apenas compartilhamento de relatórios. Ele viabiliza uma experiência de colaboração mais completa. Como usaram a mesma infraestrutura do Documentos Google, você pode editar relatórios com outras pessoas em tempo real. Isso é útil quando você combina dados de várias equipes e precisa que outras pessoas adicionem análises e informações contextuais a um relatório.

Ferramentas de visualização para formatar seus relatórios e dados
Além das novas ferramentas de compartilhamento e colaboração, o Data Studio oferece várias maneiras flexíveis de apresentar seus dados. Ele tem recursos muito utilizados, como gráficos de barras, gráficos de pizza e séries temporais, mas também incluímos novas visualizações, como gráficos com marcadores, que ajudam a mostrar o progresso de uma meta empresarial.

Outro recurso avançado é a possibilidade de criar um mapa de calor com os dados em formato de tabela. Essa visualização facilita a identificação instantânea de discrepâncias em uma tabela de dados.

O Data Studio tem vários outros recursos que ajudam a personalizar a apresentação de dados, como ferramentas de formatação para criar relatórios que reflitam a imagem da sua marca. Os editores de relatórios também podem usar os controles de dados interativos, como um seletor de dados e os filtros dinâmicos, para criar relatórios interativos.

Primeiros passos
Essas são apenas algumas das ferramentas que você pode usar para ajudar outras pessoas na sua organização a entender dados. Para mais informações, acesse a Central de Ajuda e o Fórum da comunidade.

Embora não seja um serviço oficial do G Suite, o Data Studio está disponível em todo o mundo gratuitamente. É esperado que ele ajude você a compartilhar mais dados e tomar decisões empresariais melhores.

Informações adicionais

 

Este artigo é a tradução do Blog em inglês do dia 27 de Setembro.