Publicado em 19 novembro 2015

Com a evolução da internet, o trabalho em ambientes corporativos tem passado por diversas transformações. E uma das mais importantes é em relação aos arquivos utilizados no dia a dia: como garantir que todo mundo tenha acesso aos arquivos, sem duplicatas, em qualquer lugar e qualquer momento? A resposta é simples: com o Google Drive.

Essa inovadora ferramenta da Google permite que você crie e edite diversos documentos hospedados na nuvem, garantindo acesso em qualquer lugar. Pode ser uma viagem ou até home office — você tem a certeza que não perderá nenhuma informação importante. Neste texto, separamos 3 importantes razões para você adotar o Google Drive no seu trabalho.

Os seus arquivos sempre disponíveis, em qualquer lugar do mundo

Uma das principais vantagens do Google Drive é o armazenamento na nuvem — o que permite o acesso de qualquer lugar do mundo, utilizando apenas nome de usuário e senha. Ou seja: você consegue visualizar e editar os seus arquivos até do seu smartphone!

Além disso, por ter uma interface organizada baseada nos próprios computadores, fica fácil organizar os seus arquivos em pastas. Encontrar documentos também é fácil. Afinal, você também conta com o eficiente mecanismo de busca do Google.

Sem instalação, sem burocracia, sem custos

Outro benefício do Google Drive é a sua universalidade de formatos. Com ele, você consegue criar, editar e visualizar mais de 40 diferentes tipos de arquivo, incluindo Word, Excel e PowerPoint. E, por ser um serviço on-line, você precisa apenas de uma conta da Google para acessar. Ou seja, não precisa se preocupar em instalar a última versão de softwares.

Além de prático e eficiente, o Google Drive também oferece um ótimo custo-benefício. Na maioria dos casos, a utilização é inteiramente gratuita. Os dois únicos casos de cobrança são a compra de mais espaço de armazenamento ou a customização do serviço para a sua empresa, com endereços de e-mail personalizados.

A melhor ferramenta para o trabalho em equipe

O Google Drive é a ferramenta ideal para quem precisa trabalhar em equipe. Quando você cria um documento, é muito fácil compartilhar com colegas — e você ainda pode definir quem pode editar e quem pode apenas visualizar. Assim, fica muito mais fácil dividir tarefas e construir relatórios em conjunto sem criar duplicatas ou perder importantes alterações.

Para facilitar esse trabalho em equipe e garantir que você não perca nenhuma informação importante, o Google Drive oferece um completo e eficaz controle de versão. Com ele, você consegue voltar à versão anterior de um documento caso alguém faça uma modificação errada, por exemplo, e acompanhar todos os momentos da edição do documento, registrando inclusive quem foi o responsável por cada ajuste.

Por fim, outro importante recurso para o trabalho em equipe é o chat existente dentro do próprio aplicativo. Com ele, você não precisa abrir um outro programa para conversar com as outras pessoas que estão editando o documento. Tudo está ali, naquele momento, facilitando a integração e diminuindo o ruído na comunicação entre os participantes do projeto.

Agora que você conhece algumas das principais razões para utilizar o Google Drive, conte para a gente, nos comentários, como pretende implementar o uso dessa ferramenta no seu dia a dia. Aproveite e descubra também 5 razões para usar o Google Hangouts nas reuniões da sua empresa.

 

QI_CTA_GuiaGdrive