Publicado em 11 dezembro 2013

Em março de 2013, a Google lançou a Apps Marketplace, uma loja de aplicativos que podem ser integrados à plataforma G Suite. Assim, por exemplo, pode-se utilizar toda a lista de contatos contida no e-mail profissional ou suas planilhas online em outros apps. Embora o começo do Marketplace tenha parecido lento e complicado, o projeto tem recebido cada vez mais atenção de um público especial: empresários e administradores de empresas, que acessam em busca de soluções para seu negócio.

Para ajudar você a dar os primeiros passos na Apps Marketplace, destacamos cinco aplicativos, que serão de grande ajuda no aumento de eficiência tanto das pequenas quanto das médias empresas.

É importante destacar que o uso de qualquer um dos apps para empresas apresentados a seguir está atrelado a seu próprio domínio dentro do G Suite. Vamos ao nosso top 5:

1. Gantter Project

O aplicativo Gantter Project é uma poderosa ferramenta de gerenciamento de projetos 100% online. Isso significa que não é necessária a instalação de nada dentro do seu computador, sem ocupar espaço ou torna-lo mais lento. Além de possibilitar a atualização instantânea de qualquer funcionalidade, é possível salvar e compartilhar planilhas e agendas simultaneamente com os outros participantes, pois tudo está armazenado na nuvem.

O aplicativo também permite a integração com o Google Drive, o que proporciona maior segurança ao salvar suas informações e ainda facilita o acesso à elas de qualquer lugar do mundo – bastando ter uma conexão com a internet. Além disso, caso sua equipe ainda utilize as antigas planilhas da Microsoft Projects, é possível importa-las e abri-las facilmente.

Você está gerenciando a reforma da sua casa, um grande projeto de TI, um plano de marketing para a sua empresa ou simplesmente gerenciando o seu grupo na faculdade, o Gantter Project é o aplicativo ideal para você. Quer ainda saber a melhor parte? O aplicativo é inteiramente GRÁTIS, apenas aguardando para ser utilizado.

 

2. Nimble – Social CRM

Nimble é um aplicativo que irá deslanchar as suas vendas, as suas ações de marketing e a sua performance. Através de um CRM (ou banco de dados de gerenciamento de clientes), este aplicativo integra o seu Google Email (Gmail) e o seu calendário com o Twitter, Facebook, LinkedIn e Outlook.

Dentre as diversas funcionalidades disponíveis dentro deste aplicativo, podemos destacar:

a)     O gerenciamento de contatos (que consegue reunir em um só local os contatos de diversas redes sociais e do seu email);

b)     Envie e receba mensagens em um só lugar (e-mails, inbox do facebook, DM do twitter, Mensagem do LinkedIn);

c)     Monitoramento de redes sociais;

d)     Colaboração de todo o time (saber em que cada integrante está trabalhando);

e)     Integração com outros softwares (Hubspot, Mailchimp, Wufoo).

 

3. Triplt Travel Organizer

Todos os que lidam com a administração de um negócio sabem que acompanhar agenda de colegas que estejam em deslocamento pode ser uma tarefa bastante ingrata, não é verdade? Embora o Google permita, por meio do Calendar, o compartilhamento de agenda empresarial, a maior parte ainda precisa ser informada via e-mails urgentes.

O app Triplt Travel Organizer consegue sanar essa dificuldade. Isso porque tudo que é relativo à viagem do colaborador é atualizado na rede que está integrada ao próprio serviço de e-mail corporativo.

E não para por aí: o aplicativo permite que seja montado todo um plano de viagem, com atualização constante dos compromissos diários, e o monitoramento da execução de cada um deles. Com o sistema de GPS, o usuário ainda pode ser localizado, facilmente.

4. RapidTASK

Qualquer profissional que gerencie negócios deve, uma vez ou outra, cuidar da gestão de um projeto mais específico, certo? O grande desafio, nesse caso, é o de lidar com as dificuldades no aprendizado satisfatório de lidar com apps como o MS Project, que deveriam ajudar seu usuário, mas acabam atrapalhando a busca de respostas rápidas para os problemas.

Nesses casos, o app RapidTASK pode-se tornar um ótimo facilitador na vida cotidiana do usuário. Ele compõe uma rotina de gestão de projetos que se baseia em uma simples lista de afazeres. Além disso, como o app se encontra na rede G Suite, quaisquer tarefas poderão ser atribuídas de maneira específica à usuários da rede da Google.

Para fazer uso de todas as funcionalidades do RapidTASK os usuários precisam estar com o app plenamente instalado e com configuração apropriada, além de apresentarem ações de sincronizar agendas totalmente concluídas.

5. YouCanBook.Me

Este app foi elaborado para lidar com aqueles profissionais que precisam lidar frequentemente com reuniões e encontros pré-agendados – ou seja, quase todos os que ocupam altos cargos na administração das empresas, não é verdade? Portanto, pode-se perceber que esse app é extremamente útil.

Seu funcionamento ocorre com a integração entre o Calendar e o site do aplicativo. Assim, quando algum contato desejar fazer a marcação de um encontro, pode fazer a marcação pelo aplicativo. Para que você obtenha a informação, uma mensagem de e-mail é disparada com todos os detalhes da proposta para a reunião. O aplicativo também pode enviar lembretes a respeito do compromisso, para que você não o perca – tanto por SMS quanto por e-mail.

O cuidado no uso desse app fica apenas por conta de quem você permitir o acesso à sua agenda, pois essa pessoa terá grande liberdade para solicitar encontros sempre que desejar. Portanto, cautela é indicada.

O que achou de nossas sugestões de G Suite? Esperamos que faça bom uso dessas ferramentas e tenha suas tarefas do dia a dia bastante facilitadas por meio desses aplicativos. Bom trabalho!

Você conhece outro app do Google Marketplace que facilita a vida profissional? Compartilhe suas descobertas nos comentários abaixo!

 

QI_CTA_CasesdeSucesso