Publicado em 20 outubro 2016

Uma das premissas do Google Docs é ajudar você e seu time a ter novas ideias para alcançar seus objetivos de forma mais rápida e fácil. Por isso, no último mês, a Google lançou a funcionalidade Explorar para ajudar seu time a criar apresentações incríveis e planilhas e documentos de forma mais produtiva.

Hoje, a Google está lançando mais 5 recursos desenvolvidos para poupar tempo e simplificar a forma como você trabalha. Assim, você e sua equipe podem focar o trabalho em novas ideias.

Poupe tempo ao determinar quem é o responsável por cada tarefa

De acordo com uma pesquisa da McKinsey Global Institute, funcionários gastam cerca de 20% do seu tempo de trabalho semanal (quase um dia inteiro!) pesquisando por pequenos detalhes ou acionando colegas para tirar dúvidas sobre um projeto. Isso acontece especialmente quando um documento está cheio de ideias, solicitações e comentários, tornando-se difícil identificar quem fica responsável por cada parte do projeto.

Para auxiliar no andamento dos projetos, quando você digitar frases como “Ação necessária: João deve enviar um e-mail de acompanhamento” ou “Pendente: Alexandre deve concluir a apresentação”, o Google Docs vai sugerir uma ação para notificar a pessoa mencionada com auxílio do Processamento de Linguagem Natural (PLN), tecnologia de inteligêncial artificial usada no G Suite.

01

Você também pode apontar uma ação manualmente para qualquer pessoa ao mencionar o nome dela em um comentário e clicar na opção “Atribuir a…”

02

Poupe tempo procurando por arquivos que foi assinalado

Uma vez que uma ação foi assinalada para você, fica fácil identificar os documentos que precisam da sua atenção. Quando você acessar a página do Docs ou Drive, poderá ver um sinal nos arquivos que você foi assinalado ou com sugestões ainda não vistas.

 

03

 

Ganhe tempo ao criar perguntas com formulários inteligentes

Desde que foi lançado em 2008, mais de um bilhão de questões foram formuladas no Google Formulários. Isso permitiu que a Google identificasse padrões comuns de perguntas que geralmente são feitas nos questionários. Agora, o aplicativo é capaz de prever o tipo de pergunta que você está formulando e sugerir opções de resposta automaticamente. Com isso você pode economizar aproximadamente 25% de tempo gasto ao criar um formulário.

Por exemplo, digamos que você está planejando um evento no escritório e precisa saber quais os dias da semana a sua equipe está disponível para participar. Quando você digitar: “Quais dias você está disponível para participar do evento na próxima semana?”, o Google Forms vai sugerir a lista de opções com os dias da semana.

 

04

Agora também o Google Formulários permite que você possa inserir um campo para que os respondentes do seu questionário possam fazer upload de arquivos a partir do computador ou do Google Drive. Todos os arquivos enviados pelo campo de upload do Google Forms são salvos para você em uma nova pasta criada automaticamente no Google Drive.

 

05

Poupe tempo digitando com os novos comandos de voz.

No último ano, a Google lançou a funcionalidade de comando de voz no Docs para ajudar você a fazer documentos sem precisar usar as mãos. Hoje, a Google está acrescentando novas maneiras de formatar e personalizar o conteúdo, como alterar cores, apagar palavras, inserir links e comentários, entre outros. Tudo sem precisar usar as mãos! Você pode conferir a lista de comandos por voz nesta página.

Com o lançamento da funcionalidade Explorar e muitas outras novidades do G Suite que estão sendo desenvolvidas com base na inteligência artificial, você vai poupar horas preciosas que são gastas diariamente com tarefas repetitivas e mecânicas. Agora, você pode focar o seu trabalho no que realmente interessa, com criatividade e estratégia!

O que achou das novidades? Comente suas impressões aqui no blog!