Publicado em 16 junho 2015

Por incrível que pareça, muitos empreendedores ainda possuem receios e questionamentos a respeito da segurança dos dados de suas empresas armazenados na nuvem. Mas se você opta pela Google, precisa saber que a gigante do mercado de buscas oferece diversas garantias de segurança e políticas de privacidade sobre todos os dados lá armazenados. Quer saber mais? Então confira a seguir 5 questões a esse respeito para você ficar mais tranquilo sobre a segurança dos dados da sua empresa no G Suite. Vamos lá?

Você é dono de seus próprios dados

A Google não coordena a propriedade dos dados. Assim, é você quem manda em todos os documentos disponibilizados no Google Drive da empresa, administrando tanto seu armazenamento como a exclusão de arquivos. Além disso, o compartilhamento público — ou não — dessas informações também é gerenciado pelo cliente. Na prática, a Google nem sequer tem acesso a seus arquivos.

Os datacenters são extremamente seguros

Seus dados são armazenados em datacenters de grande porte, que são administrados por profissionais devidamente capacitados. Dessa forma, além de possuírem a garantia de qualidade da Google, esses datacenters contam com as mais avançadas tecnologias de gerenciamento e administração, de modo que o risco de falhas, mau funcionamento ou interrupção dos serviços é praticamente nulo.

Há proteção contra SPAM e vírus

A plataforma de e-mails do G Suite conta com a mesma proteção antivírus e o controle de SPAM que já existe no Gmail, por meio de uma política que verifica e bloqueia extensões perigosas de arquivos em anexo — lembrando que essa verificação também é feita em arquivos compactados. Além disso, o filtro de SPAM já possui uma base de dados considerada como uma das melhores do mercado. Isso sem contar que as mensagens consideradas como SPAM são automaticamente excluídas em um intervalo de 30 dias.

Você mesmo gerencia usuários e dispositivos

Dentro dos recursos do G Suite existe um painel de administração — o Admin Console — por meio do qual é possível definir usuários, senhas, níveis de permissão dos usuários e fazer o cadastro de dispositivos móveis, entre outras coisas. São diversas configurações personalizadas que ajudarão a manter a organização e a segurança do acesso com a identificação e a autenticação de usuários e dispositivos móveis que acessarão os dados da sua empresa.

A segurança é pra lá de avançada

Além do gerenciamento de usuários e dispositivos, existem outras configurações personalizadas que auxiliam a aumentar o nível já elevado de segurança da plataforma. Existem, por exemplo, configurações específicas de segurança no login dos usuários, podendo-se implementar recursos de autenticação em dois níveis — aí, além da senha do seu usuário, o sistema solicitará outra confirmação antes fornecer acesso aos dados —, fazer a verificação de login único — só sendo possível manter um acesso ativo para cada usuário, evitando, assim, que mais de uma pessoa utilize o mesmo usuário no sistema.

A verdade é que são diversas as possibilidades que fazem com que seja extremamente seguro armazenar os dados da sua empresa na nuvem com o G Suite. Além disso, existe toda uma política de segurança por meio da qual a próprio Google garante que não acessará ou compartilhará seus dados sem sua expressa autorização. E é claro que também é mais que garantido que nenhum concorrente ou quaisquer outras empresas poderão acessar os dados da sua organização — ou vice-versa.

E na sua empresa, também existe essa preocupação com a segurança dos dados na nuvem? Você ainda ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário e ajude a enriquecer o nosso post!

 

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