Publicado em 11 junho 2019

O setor de logística vem passando por inúmeras mudanças, impulsionadas pela transformação digital e o surgimento de novas tecnologias, como drones, big data e inteligência artificial. Uma das bases para todas essas mudanças é a cloud computing (ou computação em nuvem), que é composta por um conjunto de serviços e modalidades, como o SaaS, PaaS e IaaS. De modo objetivo, a cloud computing na logística promove uma maior colaboração entre os funcionários, reduz custos, otimiza processos e amplia a segurança de dados.

No artigo de hoje vamos abordar as principais vantagens da cloud computing na logística, com destaque para as ferramentas do G Suite. No final, você também poderá acessar um material especial sobre a Logística do futuro, e os impactos das novas tecnologias para os sistemas de entrega. Confira!

Vantagens da cloud computing na logística

A substituição de ferramentas lentas e ultrapassadas como os softwares on-premises, é urgente nas empresas de logística. Mais do que uma tendência, a adoção dos sistemas em nuvem é a base para atingir a maturidade digital necessária para as empresas que desejam se manter e crescer no mercado. Além de oferecer total flexibilidade e escalabilidade para o armazenamento de arquivos e documentos online, as ferramentas na nuvem promovem novos processos de trabalho e comunicação que impulsionam o desenvolvimento de projetos e serviços inovadores.


Com o uso do G Suite, as empresas de logística podem automatizar tarefas, eliminar atividades burocráticas e o retrabalho, aumentando a produtividade das equipes e reduzindo custos. Tudo isso a partir do uso de ferramentas estratégicas como o Hangouts, o Google Docs e Google Meet, que funcionam de modo integrado e que podem ser acessados de qualquer dispositivo, facilitando a comunicação entre os funcionários que trabalham à distância.



Outro grande benefício no uso do G Suite é a substituição de diferentes ferramentas por uma plataforma com vários recursos e com sistemas de segurança avançados. Ao invés de utilizar um software para agenda, outro para e-mail e outro para elaboração de documentos, por exemplo, com o G Suite todas essas funcionalidades estão disponíveis em um único sistema. Assim, o usuário realiza apenas um login e pode aproveitar todas as ferramentas disponíveis. Vale destacar ainda, que todos esses recursos são protegidos por sistemas de segurança avançados, com criptografia e outras tecnologias do Google.



Além de todos os benefícios apresentados, as ferramentas do G Suite podem ser personalizadas para otimizar processos específicos das empresas de logística. Um exemplo é o cálculo de rotas dos caminhões de entrega, que pode ser realizado com o uso de uma API que permite estabelecer os trajetos mais vantajosos para os motoristas, indicando ainda as estimativas do tempo de entrega dos produtos para os clientes. As informações fornecidas em tempo real, auxiliam as empresas a reduzir custos e a tomar decisões estratégicas para otimizar o tempo de entrega e apoiar os seus funcionários na estrada.

Qi Network lança eBook especial sobre a logística do futuro


Pensando em todos os benefícios e possibilidades de aplicação da cloud computing e outras tecnologias no setor de logística, a Qi Network, umas das maiores parceiras Premier do Google no Brasil, preparou um material sobre as principais tendências e inovações para o setor. No eBook Logística do futuro: os impactos das novas tecnologias para os sistemas de entrega,  você poderá conferir:

 

  • panorama das mudanças do mercado de logística, impulsionadas pela transformação digital;
  • exemplos práticos de processos que podem ser otimizados nas empresas, reduzindo custos, ampliando a produtividade e a comunicação entre os profissionais;
  • detalhes sobre os principais benefícios e possibilidades do G Suite para as empresas de logística.

Saiba todos os detalhes e possibilidades do G Suite no setor de logística no eBook.

Acesse agora, gratuitamente o material Logística do futuro: os impactos das novas tecnologias para os sistemas de entrega.


Uma ótima leitura!