Publicado em 10 Março 2016

Saber se comunicar é indispensável para que qualquer pessoa consiga se relacionar. Porém, no meio empresarial, a comunicação se tornou uma necessidade estratégica, sendo essencial para otimizar os negócios. Por isso, com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil para os gestores de RH melhorarem suas técnicas de comunicação, contando com a ajuda de ferramentas colaborativas importantes, como o Google Groups.

Enviar um e-mail para um colaborador é uma tarefa simples, no entanto, essa mesma facilidade não é encontrada quando a intenção é fazer um único comunicado a todos da equipe. Desse modo, ao utilizar os grupos de discussão, os gestores conseguem promover uma melhor interação entre sua equipe através de uma mesma plataforma online.

No post de hoje, você aprenderá os benefícios desse tipo de ferramenta e um passo a passo como criar esses grupos de discussão, utilizando essa ferramenta para otimizar a comunicação com sua equipe. Confira:

Como os gestores de RH podem utilizar essa ferramenta para melhorar a comunicação na equipe?

São vários benefícios que o Google Groups oferece, entre eles está a mobilidade, essencial quando o gestor não está dentro da empresa, mas, ainda assim, precisa se comunicar com sua equipe. Além disso, existe a economia de tempo que o gestor ganha, em vez de procurar pessoalmente cada colaborador e transmitir seu recado.

Essa ferramenta ainda eleva o nível de produtividade através da caixa de e-mail colaborativa, onde a demanda de tarefas poderá ser visualizada e também delegada ou comentada pelos colaboradores responsáveis. Por isso, os gestores de RH podem recorrer ao Google Groups em situações de alinhamentos da empresa, assim como gerar discussões a partir da lista de e-mails, a fim de interagir todos os funcionários com assuntos de interesse da empresa.

Outro modo de uso é participar de fóruns web, sendo essencial para conhecer novos debates sobre assuntos do meio corporativo. Além disso, caso os colaboradores tenham dúvidas, eles também podem postar seus questionamentos na modalidade “Perguntas e respostas”, disponível para facilitar a troca de informação entre todos da organização.

Aprenda a criar uma conta no Google Groups

1º Passo: Tenha uma conta no Google

Para aproveitar todos os benefícios do Google Groups e melhorar a comunicação em sua empresa, é necessário ter uma conta ativa no Google. O mesmo vale para seus colaboradores.

2º Passo: Faça o login no Google Groups

Agora, faça seu login no campo “Google Groups”. Caso você tenha dificuldade em encontrar a página, basta digitar em seu navegador o endereço: https://groups.google.com.

3º Passo: Crie o grupo

Após fazer o login, clique na aba “Novo grupo”, localizada na tela principal do site.

4º Passo: Configure o grupo

Nessa fase serão definidos o nome do grupo e o endereço de e-mail que será utilizado.

5º Passo: Adicione uma descrição

Você poderá adicionar uma descrição com até 300 caracteres, mencionando o propósito do grupo.

6º Passo: Defina o nível de acesso

Essa marcação será essencial para definir a restrição dos conteúdos do seu grupo. Sendo assim, você pode optar por manter o acesso público ou restrito, ou seja, somente para os integrantes. Após fazer sua escolha, selecione “Criar este grupo”.

7º Passo: Confirme sua ação

Para garantir a sua segurança, após confirmar a criação do grupo, aparecerá um captcha de confirmação, onde será necessário digitar os caracteres exibidos e clicar novamente em “Criar este grupo”.

8º Passo: Convide os membros

Após realizar todas essas etapas, você pode começar a convidar os integrantes do seu grupo, sendo necessário digitar o endereço de e-mail de cada colaborador, assim como também inserir uma mensagem explicando as intenções do grupo, entre outros conteúdos. Realizado s convites, clique na aba “Convidar” e pronto: seu Google Groups está criado!

Esse post sobre como os gestores de RH podem melhorar a comunicação com a equipe foi útil para você? Se ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário!

QI_CTA_CardsTransformationRH