Publicado em 16 dezembro 2015

O Google Acadêmico é uma ótima ferramenta de busca que disponibiliza gratuitamente o acesso a milhares de artigos, teses, resumos e outras obras — tornando a vida de quem precisa pesquisar citações e fontes para artigos muito mais fácil. Você já ouviu falar dele? Ficou curioso?

Conheça mais sobre esse recurso e descubra como utilizar o Google Acadêmico nos estudos. Confira!

O que é o Google Acadêmico?

Desde 2004, ano em que foi lançado, o Google Acadêmico conquistou estudantes ao redor do mundo com sua interface simples e rápida de navegar e com seu rico acervo de obras acadêmicas — entre livros, artigos científicos, teses, monografias e resumos. A versão em língua portuguesa foi inaugurada em 2006.

O acervo do Google Acadêmico é fornecido por universidades, bibliotecas, organizações, profissionais e editoras acadêmicas. Ou seja, todo o material é confiável para ser citado em uma pesquisa ou artigo.

Como utilizar o Google Acadêmico nos estudos?

Após acessar o site, basta digitar os termos de pesquisa na caixa de busca que o Google Acadêmico encontrará as obras que você precisa de acordo com o tema.

É possível, também, filtrar a pesquisa quando você precisar de algo mais específico. Você pode classificar e separar os resultados de acordo com data de publicação e autor ou, então, pesquisar apenas por artigos em português ou por toda a web. Quando você encontrar algum material que lhe interesse, clique no link para acessar sua página oficial onde, na maioria das vezes, você poderá baixar a obra em formato PDF.

Se, em vez de um assunto, você quiser pesquisar apenas as obras de um determinado autor, é possível segmentar a sua busca. No campo de busca, basta escrever “Autor: NOME DO AUTOR”. Na página de pesquisa avançada, também é possível limitar os resultados de sua pesquisa a uma determinada publicação.

A ferramenta conta com a opção de receber alertas quando um novo conteúdo relevante à sua pesquisa – seja assunto ou autor – for disponibilizado no acervo. Você também pode “salvar” obras na sua biblioteca pessoal, encontrando-as facilmente sempre que acessar sua conta do Google.

Dicas para refinar sua pesquisa

O Google Acadêmico possui alguns padrões de pesquisa que o ajudarão a filtrar ou refinar seus resultados. Conheça os principais:

+TERMO DE PESQUISA

Ao adicionar o símbolo de + (mais) ao termo de pesquisa, isso faz com que o Google Acadêmico entregue todos os resultados que apresentam o termo de pesquisa desejado e aqueles que possuem palavras, letras ou números comuns que normalmente são ignorados pela ferramenta.

Exemplo: +de Oliveira

-TERMO DE PESQUISA

Já quando é colocado o símbolo – (menos) junto ao termo de pesquisa, essa formatação excluirá dos resultados todas as obras que contenham o termo.

Exemplo: pesquisar redes sociais -revistas trará todos os resultados contendo o termo “redes sociais”, exceto aqueles que também tragam a palavra “revistas”.

TERMO DE PESQUISA 1 or TERMO DE PESQUISA 2

Utilizando essa estrutura de pesquisa, a sua busca apresentará todos os resultados que contenham um dos dois termos pesquisados.

Exemplo: educação a distância or educação presencial

notítulo: TERMO DE PESQUISA

Nesse caso, você deixa definido que quer resultados que mostrem o termo pesquisado no título das obras.

Exemplo: notítulo: educação a distância

A principal vantagem do Google Acadêmico é permitir que você rapidamente encontre obras que dificilmente acharia em um buscador comum. Com ele, você terá acesso a autores respeitados e artigos confiáveis, construindo uma excelente base para seu próprio artigo ou trabalho.

E você, já utiliza o Google Acadêmico nos estudos? Deixe seu comentário e nos conte o que você acha dessa ferramenta de pesquisa!

QI_CTA_GuiaIProfessores