Publicado em 20 agosto 2015

A vida escolar é sempre recheada de informações e compromissos que precisam ser lembrados. E por mais que seja importante para o aprendizado reter um grande volume de dados, faz muito bem para a produtividade manter organizadas e acessíveis todas essas datas e demandas. E é aí que entra o Google Agenda, a melhor maneira de garantir essa eficiência ao dia a dia.

O Agenda funciona como um calendário inteligente que ajuda alunos, pais e professores a organizarem datas de provas, trabalhos e demais atividades, além de permitir o compartilhamento de eventos e arquivos entre os membros do mesmo grupo. Quer entender melhor como essa ferramenta pode ajudar na organização da agenda de suas turmas? Então confira nosso post de hoje:

Compartilhamento de agendas

Especialmente graças à opção do uso em grupo, o potencial do Google Agenda é enorme. Por meio dessa ferramenta de compartilhamento de agendas, um professor pode criar e partilhar com seus alunos — sejam eles quantos forem — um calendário com todas as datas importantes para sua disciplina. Assim, todos os estudantes terão acesso às mesmíssimas informações.

Para fazer isso, basta criar uma nova agenda e compartilhá-la com os alunos por meio das configurações do recurso. Caso o professor prefira, pode incluir os e-mails de outros profissionais da instituição de ensino e até também de pais e responsáveis. Feito isso, todos os convidados conseguirão visualizar os compromissos marcados naquele calendário.

Funcionalidades da ferramenta

Vale ressaltar que o Google Agenda não é apenas um calendário digital, viu? Isso porque, para começar, o usuário pode administrar mais de uma agenda e separar, por exemplo, compromissos pessoais de tarefas acadêmicas. Outro modo de fazer essa divisão é por disciplina, de modo que cada calendário tenha, então, apenas as datas da uma respectiva matéria escolar.

Outra excelente funcionalidade do Google Agenda é o gerenciamento de eventos compartilhados. Por meio desse recurso, um aluno pode convidar um grupo de colegas para uma reunião de estudos, bastando para isso compartilhar o evento com os demais estudantes. Nesse caso, o Google Agenda monitora as respostas de cada convidado e mostra exatamente quem aceitou ou recusou a chamada. Já facilita bastante, não acha?

Usabilidade do Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta super fácil de usar e com aplicações que a tornam útil para diversos tipos de atividades. A visualização padrão mostra o calendário mensal daquela conta, mas, se o usuário preferir, pode conferir seus compromissos em períodos de tempo mais curtos — por semana ou por dia. É nessa mesma tela que o usuário consegue criar novos eventos e editar aqueles que já estão marcados em sua agenda.

Porém, é na tela de criação de eventos que fica realmente claro todo o potencial da ferramenta para o ambiente acadêmico. Afinal, por mais que um compromisso na agenda só precise de um nome e uma data, permite incluir uma série de outros elementos que garantem mais produtividade para quem usa. Entre eles está a possibilidade de anexar arquivos, convidar pessoas e configurar notificações personalizadas.

Viu como é mais que possível aproveitar todas essas vantagens no ambiente acadêmico? Pois para contar com as funcionalidades desse e de inúmeros outros aplicativos Google, basta trazer o G Suite para dentro da sua instituição de ensino! Conheça mais aplicações acessando o site da Qi Network e comece já a aproveitar as vantagens proporcionadas por esse pacote de facilidades!