Como reduzir custos operacionais da TI com o G Suite

Reduzir os custos operacionais da TI é um dos maiores desafios dos CFOs, principalmente em grandes empresas. Isso porque cada vez mais o faturamento e desempenho financeiro das organizações está baseado no uso de novas tecnologias que geram a otimização de recursos, aumentam a produtividade e impulsionam a inovação organizacional.

Um estudo da Deloitte, denominado Hora Decisiva – CFO na Era Digital“, aponta que o CFO de uma empresa atua em quatro frentes principais, como:

  • Catalisador: sendo parceiro das demais áreas de negócio;
  • Estrategista: tendo a visão financeira sobre decisões estratégicas;
  • Controlador: garantindo a precisão dos números e compliance;
  • Operador: buscando a eficiência dos processos, pessoas e tecnologia de Finanças.


É a partir dessa visão mais estratégica que os CFOs precisam ter o foco em reduzir custos operacionais da TI. Para isso os líderes de finanças podem contar com o apoio de sete tecnologias principais que têm transformado o dia a dia de grandes organizações em todo o mundo: cloud, robótica, visualização, analytics avançado, computação cognitiva, in-memory e blockchain. 

Dentro das tecnologias cloud, vamos pontuar no próximo tópico como o G Suite proporciona a redução de custos operacionais de TI.

Implantação do G Suite para reduzir custos operacionais de TI

Por ser uma solução bastante simples, o G Suite não requer um suporte frequente da área de TI como um software legado e complexo, por exemplo. Além de todos os benefícios de ser um sistema na nuvem, com escalabilidade e mobilidade, o G Suite também facilita algumas demandas mais técnicas da área de TI, como:

Criação de sites

O que antes era impensável para alguém sem conhecimento na área tecnológica, hoje é uma questão muito simples de se resolver. A criação de sites pelo Google Sites, e a inclusão de outros recursos do Google, como planilhas, apresentações e formulários, é bastante simples, com o uso de ferramentas e modelos prontos.

O Google Sites oferece também a possibilidade de criação de várias seções dentro do website, além de uma visualização de como o site ficará visível em mecanismos de pesquisa.

Desenvolvimento de softwares

O App Maker, aplicativo disponível nas versões Business e Enterprise do G Suite, facilita o trabalho da equipe de TI na hora de desenvolver aplicativos para a plataforma, em um ambiente de desenvolvimento com poucos códigos. O App Maker possui uma interface “arraste e solte” e uma modelagem de dados declarativa. 

Atendimento de chamados internos

Como o conjunto de aplicativos do G Suite é bastante simples de usar, além de bastante intuitivo, diminuem os chamados à área de TI, já que a maioria dos problemas são resolvidos pelos próprios usuários, sem requerer um apoio mais técnico. Isso poupa o tempo da equipe de TI, reduz os custos e otimiza os processos internos.

Backup na nuvem

No G Suite, o backup na nuvem é realizado de forma automática e sem intervenção humana por meio do Google Vault, um e-discovery disponibilizado nas versões Business, Enterprise e Education. Os arquivos são armazenados no Drive por tempo ilimitado (mesmo os deletados) e o administrador pode acessá-los quando quiser.

Coordenação de Data Center

Se antes era preciso um profissional de TI apenas para coordenar o data center das empresas, com sistemas em nuvem, como o G Suite, esse profissional pode se dedicar a outras tarefas, já que a gestão do data center deste ambiente será feita pelo Google.

Menos servidores físicos

Para o G Suite, não há necessidade de se contar com uma estrutura física para seu armazenamento, já que seus servidores estão localizados na nuvem do Google. Toda a parte de gestão destes servidores é feita pelos especialistas e engenheiros da empresa.

 



Saiba mais sobre como os sistemas de segurança do Google no Ebook ”Segurança em Escala com Cloud Computing: um minuto na vida do Google”.

Como a Qi Network pode ajudar

A Qi Network é uma das maiores parceiras Premier do Google no Brasil, e realiza todo o suporte para a transformação digital das empresas, acompanhando toda a migração para os serviços em nuvem do G Suite. Assim, os líderes empresariais e CFOs podem traçar estratégias para os negócios e ampliar a sua competitividade, sendo apoiados nesse processo pela Qi Network. 


Se você é CFO e quer reduzir os custos operacionais de TI da sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma apresentação dos nossos serviços. 


Celso Caparica

Celso Caparica

Celso é CEO e cofundador da Qi Network. Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC e especialista em Finanças & Gestão de Custos e Gestão Estratégica Corporativa.