Publicado em 8 setembro 2016

Quando os jovens Larry Page e Sergey Brin fundaram o Google lá atrás, em 1998, a cara da empresa era bem diferente da que conhecemos hoje. Com o foco “apenas” em seu impressionante buscador da web — que é o mais usado da internet , não existia Gmail ou Drive naqueles tempos.

No entanto, bastou que esses aplicativos fossem colocados no gigante cesto de ofertas da marca para que ela se tornasse ainda maior e mais importante no dia a dia das pessoas e até de empreendedores que veem na plataforma G Suite como uma das mais importantes para o negócio.

Quer saber como o G Suite pode ser útil para você? Então confira 5 maneiras que vamos listar por aqui. Vamos lá!

Mais espaço para compartilhamento no Drive

Você planejou direitinho a reunião com o cliente, montou a apresentação e subiu tudo para o servidor da empresa. Não tem erro! Ou pelo menos é o que você pensava, até, bem ao lado dos diretores, tentar abrir o arquivo na rede e descobrir que algum problema fez o documento ser apagado ou ficar inacessível.

Isso pode ser um problema, a menos que você utilize o Google Drive, onde não apenas é possível fazer upload e compartilhar arquivos, como acontece no modo gratuito, como também tem 30 Gb de armazenamento ou espaço ilimitado dependendo do plano contratado para colocar quantos documentos forem necessários na nuvem (algo que já até demos como dica em nosso post sobre como armazenar documentos confidenciais com segurança).

Contas do Gmail personalizadas

Segundo os dados do Statista, pelo menos 1 bilhão de pessoas hoje usam o Gmail como principal ferramenta de troca de e-mails. E não é por acaso que tanta gente escolhe essa ferramenta: prática e repleta de funções, ela é de longe a mais rápida e inteligente solução para envio de mensagens eletrônicas.

Só que quem trabalha em uma empresa não pode fazer seus contatos de negócio usando um e-mail com @gmail.com. É preciso usar uma conta da própria empresa.

Nessa hora que entra a necessidade personalizar a sua conta do Gmail com o @ da empresa através do G Suite.

Menor barreira de entrada

Não é só o Gmail que tem um número gigantesco de usuários. Com mais de 1,5 bilhões de usuários ao redor do mundo, o sistema Android também do Google , presente em vários tipos de smartphones, é de longe o mais popular do planeta.

Isso faz com que muitas pessoas se tornem familiarizadas com ferramentas como o Google Agenda —excelente para gerenciar sua lista de tarefas , o Google Docs e até o Drive, todos nativos da plataforma.

Logo, ao usar em sua empresa uma plataforma com que a maioria dos funcionários tem uma menor barreira de entrada, todo o trabalho fica mais fácil.

Mais produtividade na elaboração de documentos

As equipes precisam, muitas vezes, compartilhar e editar em tempo real suas planilhas e seus documentos de textos com vários colaboradores de dezenas ou até centenas de localidades diferentes. Algo que fica mais complicado de ser feito quando a empresa não conta com editor de texto como Google Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários. Essas ferramentas funcionam inclusive offline e podem ser editadas por diversos usuários ao mesmo tempo.

Informações na nuvem

Em todos os casos citados por aqui, além da simplicidade das ferramentas em si, existem também os benefícios trazidos pelo fato de todos os aplicativos do Google funcionarem e deixarem as informações disponíveis na nuvem. Algo que ajuda bastante na hora de compartilhar e abrir determinados documentos e arquivos em qualquer hora e lugar.

Como você pode ver, os aplicativos do Google para empresas podem trazer mais velocidade, facilidade e até mais segurança para o dia a dia do seu negócio. Por isso, não perca mais tempo: invista agora mesmo nessa plataforma que já vem com o nome de uma das maiores marcas do planeta.

E se você gostou dessas dicas, então aproveite para conferir o nosso post onde falamos sobre como trabalhar off-line no G Suite.

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO

Leia também: