eSocial: como o G Suite simplifica os novos processos e a organização de documentos

Em vigor desde o início de janeiro de 2018, o eSocial é um sistema do Governo Federal que visa integrar o envio de documentos fiscais, trabalhistas e tributários das empresas em uma única plataforma online. O programa previsto pelo Decreto nº 8.373 é obrigatório para todos os empreendimentos de pequeno a grande porte, com prazos diferentes para adesão de acordo com o faturamento registrado. Até 2019, espera-se que todas as organizações se adaptem aos processos de cadastro e envio de documentos.

O principal objetivo desse programa é reduzir a burocracia, diminuir erros e o retrabalho dos profissionais. Com o eSocial, as empresas terão de adotar novas rotinas para o cumprimento dos prazos de envio para cada modalidade de evento registrado. São tais processos que irão impactar diretamente a cultura organizacional, que deve ser cada vez mais digital, transparente e colaborativa entre os funcionários, líderes e gestores.  

Para se adequar ao eSocial e cumprir adequadamente todas as etapas, desde o cadastro inicial, é necessário providenciar:

  • uma assinatura eletrônica gerada por uma Autoridade Certificadora, que dará validade jurídica aos arquivos enviados (obrigatório);
  • sistema de gestão e armazenamento dos dados (opcional, mas extremamente necessário).

Além de conhecer cada etapa do eSocial, os tipos de eventos que deverão ser notificados e os prazos de envio dos documentos, os gestores devem buscar tecnologias de apoio que facilitem suas atividades. Nesse artigo, vamos abordar como as ferramentas do G Suite podem ser usadas na organização e simplificação dos processos e demandas do eSocial.

Armazenamento e gerenciamento facilitado de arquivos do eSocial com o Google Drive

O excesso de processos manuais, bem como, o grande volume de informações descentralizadas e não eletrônicas são alguns dos principais desafios na adaptação das organizações ao eSocial, de acordo com a “Pesquisa eSocial e EFD-Reinf” da KPMG. Estes fatores evidenciam a urgente necessidade de modernização e digitalização das empresas, não apenas para atender obrigatoriedades do eSocial, mas para manter a competitividade de mercado e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Com os serviços de armazenamento em nuvem, os colaboradores podem realizar a guarda segura de documentos em uma única plataforma online, concentrando e organizando os arquivos. A descentralização e a guarda de registros de forma manual ou em servidores físicos é um processo improdutivo, uma vez que o eSocial prevê a unificação dos dados em uma plataforma online. Com a guarda de arquivos em pastas físicas por cada um dos colaboradores responsáveis, por exemplo, o contador e o gestor de departamento pessoal, podem ocorrer diferentes problemas, como a perda e o extravio de dados.

Para evitar o retrabalho e as dificuldades de organizar os documentos previstos pelo eSocial, os responsáveis devem adotar ferramentas em nuvem, como o Google Drive. O sistema de armazenamento do G Suite tem o espaço com mais de 15Gb, que pode ser ampliado conforme a necessidade da instituição.

Uma das maiores vantagens do Drive é que além de guardar arquivos recebidos por e-mail ou digitalizados em equipamentos adequados, os usuários podem criar documentos online que facilitam a gestão e organização dos dados para o eSocial. Um exemplo, é a elaboração de formulários específicos e tabelas para verificação das informações e cadastros dos funcionários. Outras vantagens do Google Drive para o eSocial são:

  • organização de documentos por pastas online;
  • definição de privacidade para os arquivos entre os colaboradores da equipe;
  • compartilhamento de dados entre os diferentes setores e, se necessário, com colaboradores externos, como contadores;
  • segurança no armazenamento e compartilhamento dos dados;
  • facilidade na gestão e administração dos arquivos.

Junto ao Google Drive, com o G Suite é possível ter acesso a outras ferramentas colaborativas, como o Gmail e o Hangouts, que ampliam a comunicação e a transparência entre as equipes. Esses aspectos são fundamentais para atender as obrigatoriedades do eSocial. Mais do que uma nova plataforma para o envio de arquivos, o eSocial propõe um novo modelo de gestão e organização de equipes.


 

Controle e análise de dados: o futuro do RH

Os dados armazenados podem ser usados de forma estratégica na gestão de pessoas, pensando em benefícios para a equipe e ações específicas que melhorem o ambiente de trabalho. A análise de dados e informações coletadas pelo RH é uma das grandes tendências das instituições que estão passando pelos processos de transformação digital.

De acordo com o relatório Tendências Globais de Capital Humano, publicado pela Deloitte em 2018, mais de 70% dos entrevistados estão buscando meios de analisar dados de gestão de pessoas. Tais informações podem vir de diferentes bases de dados, como mídias sociais, dados integrados de RH e sistemas financeiros. Esse controle mais intenso pode favorecer a tomada de decisões estratégicas para os negócios, visando o melhor desempenho dos colaboradores e a redução do turnover, por exemplo.

No Brasil, o eSocial se apresenta como uma rica base de dados que poderá auxiliar os gestores na análise e controle de informações das empresas. Por esse motivo, é fundamental usar tecnologias que promovam a organização dos documentos com eficiência e segurança e, ainda, ofereçam outros benefícios para avaliação dos dados e promoção de uma cultura digital.  

Nesse sentido, os gestores e líderes podem aproveitar o conjunto completo de soluções do Google Suite para gerar um ambiente cada vez mais ágil e eficiente.

Ficou com alguma dúvida sobre o uso do Google Drive e o eSocial? Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Qi Network, parceira Premier do Google no Brasil.

Ficou com dúvidas sobre esse assunto? Deixe aqui seu comentário!



Celso Caparica

Celso Caparica

Celso é CEO e cofundador da Qi Network. Graduado em Ciências Contábeis pela UFSC e especialista em Finanças & Gestão de Custos e Gestão Estratégica Corporativa.