Publicado em 10 julho 2020

A adoção de ferramentas em nuvem é uma necessidade iminente em grandes empresas para ampliar a produtividade dos funcionários, reduzir custos, desenvolver soluções inovadoras e ainda reforçar a segurança organizacional. Em meio ao grande número de serviços disponíveis no mercado, é essencial conhecer as diferenças e as vantagens de cada plataforma, bem como o modelo indicado para empreendimentos de grande porte. Dentro do conjunto de soluções em nuvem do Google, por exemplo, existem três modalidades principais de licença na suíte de comunicação e colaboração G Suite Enterprise, Business e Basic.



Tal como abordado no artigo G Suite Basic, Business e Enterprise: quais são as diferenças entre os planos?, cada modalidade de licença em nuvem do Google possui recursos específicos, que visam atender aos desafios das empresas nos diferentes estágios de crescimento. De modo prático, o G Suite Basic conta com todas as ferramentas do G Suite e é indicado para empresas que não precisam de ambientes sofisticados de administração e gestão.

Já para as empresas que buscam ainda mais recursos de colaboração e precisam garantir segurança robusta de suas informações e fazer auditoria do uso das ferramentas do G Suite, é importante analisar os diferentes recursos oferecidos nas versões Business e Enterprise.

No artigo de hoje, vamos explorar melhor as configurações específicas do G Suite Enterprise e as vantagens do modelo para grandes empresas. Confira!

Recursos e vantagens exclusivas do G Suite Enterprise para grandes empresas 

Assim como o Basic e o Business, as licenças Enterprise oferecem todas as ferramentas e benefícios do G Suite, isto é:

 

  • Google Documentos, para produção de textos online, com opções avançadas de compartilhamento e produção em tempo real de arquivos com várias pessoas trabalhando simultaneamente no mesmo documento;
  • Google Chat, para troca centralizada e auditável de mensagens que amplia a colaboração e interação dos funcionários;
  • Google Meet para videochamadas e chamadas de voz e realização de reuniões e treinamentos com colaboradores e clientes à distância;
  • Google Formulários, Planilhas e Apresentações, para realização de diferentes tipos de processos colaborativos e de controle, além de possibilitar a comunicação e interação com funcionários, clientes e fornecedores de forma fácil e ágil;
  • Gmail, para o envio e troca de mensagens com segurança máxima e recursos avançados de criptografia

  • Agendas compartilhadas e online, que permitem facilidade no agendamento de reuniões e otimização do uso de salas e tempo dos colaboradores.

O G Suite Enterprise conta ainda com o armazenamento ilimitado de arquivos, que é uma das grandes vantagens para empresas de grande porte. Além disso, assim como no Business, o G Suite Enterprise possui um ambiente apropriado para o desenvolvimento de aplicativos, sites e recursos personalizados com poucos códigos – o que otimiza o tempo dos profissionais de TI e facilita a criação de soluções inovadoras para as empresas.

Controles avançados para gestão e segurança


Além de todos os recursos apresentados anteriormente, o G Suite Enterprise oferece uma série de ferramentas para ampliar a segurança e o controle dos dados armazenados na nuvem. Com o G Suite Enterprise, as empresas têm uma camada adicional de proteção (DLP – Data Loss Prevention) em todas as informações armazenadas no Google Drive, que impede o acesso indevido de pessoas não autorizadas aos documentos e previne de forma eficaz a perda de informações.

Para proteção do e-mail, o sistema permite criar regras para o compartilhamento e monitoramento de dados confidenciais, como números de cartão de crédito ou de CPF e CNPJ. O G Suite Enterprise oferece também recursos de reconhecimento de caracteres para leitura de imagens, o que promove maior segurança no recebimento de arquivos com gráficos e troca de mensagens. Outro recurso para ampliar a proteção dos dados, é o uso do sistema avançado de criptografia do Google.



Com o uso do G Suite Enterprise, também é possível extrair relatórios de auditoria para rastrear as atividades dos usuários, e ainda fazer a análise de registros do Gmail no BigQuery. O sistema também permite realizar a integração do Gmail a soluções de arquivamento de terceiros, seguindo as normas de compliance de cada organização.



Vale destacar que em todas as versões do G Suite existem várias ferramentas para segurança das empresas, como os sistemas de criptografia. Essas modalidades são totalmente seguras para as organizações, principalmente para empresas de grande porte que são mais visadas em ataques cibernéticos e têm um grande volume de dados armazenados. Para elas é essencial buscar ferramentas ainda mais avançadas como o Google Enterprise para ampliar a proteção dos dados dos clientes e usuários.



Baixe agora o nosso eBook especial sobre o G Suite e conheça todos os detalhes e vantagens do G Suite Enterprise e Business para grandes empresas.


G Suite Enterprise x Business


A escolha entre o G Suite Enterprise e o G Suite Business deve levar em consideração tanto o número de contas que irão utilizar as ferramentas em nuvem do G Suite quanto os objetivos da organização, além da necessidade de segurança para o armazenamento e controle de dados. Nesse sentido, é essencial contar com o apoio de especialistas que possam auxiliar os líderes e CIOs na definição da modalidade ideal dos serviços e ainda no planejamento estratégico para implantação das ferramentas.


Se a sua empresa é de médio ou grande porte, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes sobre  o G Suite, escolhendo a modalidade adequada para o seu modelo e porte de negócio. A Qi Network é uma das maiores Parceiras Premier do Google no Brasil, tendo um time de especialistas para atender e auxiliar as instituições no processo de implantação de ferramentas em nuvem.

E conheça nosso Programa de Inovação, que visa apoiar e preparar as empresas para os processos de transformação digital, pensando na produtividade, infraestrutura e inteligência de dados!