Publicado em 11 Março 2014

O pacote de aplicativos do Google (G Suite) tem sido apontado constantemente pela mídia e também por usuários como um dos grandes aliados tecnológicos de empreendedores do mundo todo. Isto é compreensível, uma vez que o G Suite para pequenas e médias empresas significa menos gasto, tecnologia de ponta e uma série de facilidades no dia a dia.

Ferramentas como e-mail, agenda, Google Drive e Google Docs interligados, entre tantos outros, são soluções práticas mesmo. Mas o que intriga muitos usuários é a questão da segurança. Por isso, é preciso ficar atento ao usar qualquer aplicativo e verificar se eles são de fontes confiáveis. Neste post vamos falar especificamente sobre a segurança e privacidade oferecida pelo Google corporativo. Confira:

Como funciona a segurança da empresa com o G Suite?

googleapps

Atualmente, muitos de nossos dados são expostos na internet e realmente é preciso muito cuidado com o que se torna público. Quando trata-se de uma empresa, o assunto torna-se ainda mais delicado: Técnicas de venda, documentos confidenciais, transações financeiras, tudo isso e muito mais está em jogo quando o assunto é segurança de dados.

Como o próprio Google Business gosta de enfatizar, o negócio deles é construído pautado na confiança que os usuários depositam nele. Segundo o Google, é prioridade para a empresa não liberar sob nenhuma hipótese informações de clientes para terceiros, bem como utilizar os dados inapropriadamente.

Mas onde os dados ficam armazenados?

Todos os dados depositados no Google para empresas ficam armazenados nos data centers da gigante de tecnologia. Somente poucos funcionários autorizados têm acesso monitorado a esses data centers.

Como os meus dados são protegidos contra hackers?

O Google utiliza hardware, sistema operacional e de arquivos personalizado. Dessa forma, qualquer eventual ataque pode ser combatido rapidamente, pois o sistema próprio funciona de maneira diferente em comparação àqueles presentes no cotidiano.

Então acessar o G Suite para empresas pela internet é seguro?

Sim, pois há a possibilidade de utilizar túneis criptografados HTTPS. No caso do Gmail, a segurança é estendida: todos os dados trocados por sua empresa por e-mail são criptografados.

Atualmente, a única maneira do Google liberar os dados de sua empresa é em caso de solicitação em juízo por força de lei que o obrigue. Então, pode ficar tranquilo — seus dados estarão protegidos com o G Suite.

E você, como protege os dados da sua empresa? Conte para a gente nos comentários abaixo!

QI_CTA_GuiaGerentesTI