Publicado em 30 julho 2015

Cada vez mais os professores precisam fazer uso de novos mecanismos para prender a atenção dos alunos e tornar o aprendizado mais eficiente, certo? Afinal, hoje em dia os estudantes estão acostumadíssimos a distrações, de modo que a captação de conhecimento fica inevitavelmente mais difícil. E é no meio desse impasse que a tecnologia chega para salvar a pátria, proporcionando formas de os professores trabalharem de modo mais inteligente e eficiente. Uma dessas formas é o Google Sites.

A plataforma de criação de páginas da web da Google é a ferramenta perfeita para se organizar conhecimento e torná-lo acessível. Em sala de aula, a informação precisa estar sempre disponível, de maneira fácil e flexível, características marcantes do Google Sites, que permite a criação de vários tipos de páginas que servem a múltiplos propósitos. Quer saber mais? Então veja a seguir os usos mais criativos do Google Sites para a sala de aula:

Anúncios gerais

A instituição de ensino precisa sempre estar alinhada em relação a anúncios e avisos importantes de interesse geral, não é mesmo? Pois a melhor forma de fazer isso é por meio da criação e da manutenção de uma página interativa no Google Sites. Assim é possível criar um site com o propósito de servir como canal de comunicação entre a diretoria e os alunos, sendo acessível somente para aqueles que frequentam a instituição.

Nessa página podem ficar destacados os principais avisos do momento, que vão seguindo para o fim da barra de rolagem conforme novas entradas são incluídas. O conteúdo fica plenamente acessível aos alunos e, por ter edição fácil, serve para se fazer quaisquer comunicações rapidamente.

Controles de datas

Para que todos fiquem em dia com as datas de entregas de trabalhos e provas, é recomendável contar com uma página que concentre todas essas informações. Por meio do Google Sites o professor pode manter organizadas todas as datas importantes para cada turma, contribuindo para uma melhor produtividade para todos.

Vale ressaltar que a ferramenta oferece templates que já trazem elementos visuais prontinhos para facilitar o trabalho de quem está construindo os sites. Um desses modelos possui um calendário de fácil vinculação ao Google Agenda, o que é significativamente vantajoso tanto para a organização dos alunos como do corpo docente.

Listas de recursos

Como a internet tem bastante conteúdo valioso para a captação de conhecimento, seu uso na sala de aula é muito importante. Para fazer uma melhor aplicação de todo esse potencial, o professor pode usar o Google Sites para criar e manter uma boa lista de recursos on-line que ajudem no aprendizado de suas turmas.

Em uma aula de Biologia, por exemplo, é possível usar uma página que traga ilustrações do corpo humano e links para sites que falem sobre animais. Já em Geografia, uma página pode ter mapas e atalhos para sites sobre noticiário geopolítico. O potencial dessa ferramenta fica ainda maior quando os alunos também ganham o direito de editar o conteúdo, contribuindo ativamente para a geração de valor.

Fóruns de discussões

Uma instituição de ensino lida com vários assuntos que uma hora ou outra necessitam da opinião de seus estudantes e do corpo docente. Que tal conduzir essas discussões em um fórum com edição aberta para os alunos opinarem? A escola pode criar uma página especial sobre um determinado tema, por exemplo, e deixar que os alunos a editem com suas sugestões.

E não se preocupe, porque graças ao controle de edição do Google Sites é possível ver exatamente quem fez cada uma das edições na página. Isso automaticamente evita possíveis casos de vandalismo ou de utilização do recurso com qualquer tipo de má intenção.

O Google Sites é uma ferramenta tão poderosa quanto simples, que consegue fazer maravilhas pela produtividade de professores e alunos. E se uma instituição de ensino que trabalha de forma mais eficiente transmite mais conhecimento e contribui para um futuro melhor para seus estudantes, o que você ainda está esperando para levar essa maravilha para sua escola?

Tudo pronto para começar a usar o Google Sites com seus alunos? Então aproveite para procurar saber mais sobre como o G Suite pode ajudar sua instituição de ensino acessando o blog da Qi Network!