Guia do aluno: como ser mais produtivo com o G Suite for Education

Você sabia que a computação na nuvem está revolucionando não só as relações pessoais e de trabalho, como também a educação? As facilidades trazidas pela tecnologia e pelo armazenamento na nuvem permitem o estudo colaborativo, a melhoria do gerenciamento das atividades escolares, da pesquisa e do aprendizado. Em outros países, já é bastante comum se ver a completa inserção de dispositivos móveis em sala de aula, contribuindo para uma maior participação dos alunos com o que os professores trazem, em tempo real, bem como maior organização e incentivo, além de melhorar a interação dos grupos de estudos.

Nesse cenário, surge, então, um grande aliado: o G Suite for Education, um pacote de ferramentas e recursos que pode facilitar significativamente o dia a dia dos alunos, simplificando e otimizando a forma como realizam trabalhos em conjunto com outros colegas de classe e auxiliando a interação entre usuários e até professores, além de permitir um maior controle sobre as anotações importantes e a gestão de compromissos, oferecendo segurança e alternativas colaborativas para as muitas dificuldades enfrentadas pelos estudantes dos dias de hoje.

Quer ficar por dentro do G Suite for Education? Então aproveite este post para aprender a melhorar a forma como conduz sua atividade escolar! Confira agora mesmo como esse pacote pode ser um grande aliado a seus estudos:

Organize e configure seu calendário para alertas

Você pode anotar datas de provas e trabalhos no Google Agenda, configurando-o para emitir lembretes até mesmo por celular com a antecedência que bem desejar! Isso evita que você se esqueça de compromissos escolares importantes e, consequentemente, ajuda a melhorar seu desempenho. Permitindo uma melhor organização do tempo, esse recurso faz com que você se prepare adequadamente, reduzindo suas chances de falhar no controle das tarefas e na eliminação de pendências. Além disso, o Google Agenda permite sobrepor dados a fim de saber quando outras colegas estão disponíveis, também enviando convites e confirmando a presença em eventos e até em encontros para estudo on-line previamente marcados, além de poder funcionar integrado a seu e-mail da escola, por exemplo.

Compartilhe arquivos com muito mais facilidade

Enviar referências para pesquisas, imagens ou versões editadas de um determinado trabalho fica muito mais simples por meio do sistema de compartilhamento on-line do G Suite for Education, ainda com a vantagem de se poder contar com a nuvem para deixar o material sempre disponível ou enviá-lo para seu colega a qualquer momento e por qualquer dispositivo, sem precisar esperar chegar em casa, por exemplo, para poder agilizar essa etapa. O Google Documentos, aliás, é uma excelente forma de dividir arquivos e pastas com o grupo, garantindo a segurança pelo controle das permissões de acesso a trabalhos e possibilitando que os envolvidos façam atualizações compartilhadas, enviem comentários e deem feedbacks em tempo real. Isso tudo sem contar com a possibilidade de trabalhar com planilhas e a criação de apresentações via Google Drive.

Utilize os hangouts para videoconferências

Está sem tempo de se encontrar com o grupo ou reunir todos os colegas em um só lugar para discutir um trabalho? Pois com os hangouts do Google, essa tarefa promete ficar bem mais fácil! Com essa solução, pode-se marcar reuniões à distancia, possibilitando a participação de todos e incentivando a produção em conjunto, sem sobrecarregar alguns únicos membros, por exemplo. Ao permitir que estudantes se conectem por meio de vídeo, texto e voz, é possível poupar tempo com encontros presenciais em casos específicos, compreender e discutir ideias melhor, agilizando todo o trabalho.

Aproveite o Drive para montar um caderno digital

Você é do tipo que, mesmo prestando muita atenção à aula, tem dificuldades para gravar todo o conteúdo que foi abordado logo de primeira? Pois não se preocupe, porque com esse pacote de ferramentas mágicas é possível anotar e registrar tudo na aula, criando um tipo de banco de dados on-line ao qual possa recorrer sempre que precisar relembrar o que foi discutido em sala. Ainda há segurança ao saber que essas anotações estarão salvas na nuvem, com backups praticamente automáticos, não precisando, assim, preocupar-se com a perda do material. Claro que isso não significa dizer que você não irá mais precisar do seu caderno convencional, mas, com certeza, passar as informações mais relevantes para seu Google Drive e seu Gmail permitirão mais segurança, praticidade e até melhor fixação dos dados, além de proporcionarem mobilidade para estudar onde preferir ou quando tiver um tempinho a mais.

E então, gostou de descobrir algumas das possibilidades oferecidas por esse pacote de ferramentas que o ajudarão a se diferenciar em seus estudos? Qual dos recursos citados chamou mais sua atenção? Comente aqui e divida conosco suas impressões! Participe!

 

Fonte: Appsforeducation – http://appsforeducation.com.br/guia-do-aluno-como-ser-mais-produtivo-com-o-google-apps-for-education/


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.