Publicado em 13 setembro 2018

Criar meios de inovar, se reinventar e manter o crescimento dos negócios no momento de passar o bastão para as novas gerações, estão entre os maiores desafios das organizações familiares. Não por acaso, apenas 12% desses empreendimentos passam da terceira geração, de acordo com a Pesquisa de Empresas Familiares no Brasil, publicada pela PWC em 2016. Mas esse cenário pode ser ainda mais grave no contexto da 4ª Revolução Industrial, que exige cada vez mais velocidade na adaptação de processos, adoção de novas tecnologias e metodologias de gestão.

De acordo com o estudo da PWC, 80% dos empreendimentos brasileiros são negócios familiares. Ou seja, são estas organizações que irão sentir os maiores impactos da transformação digital. Por apresentar características específicas como cultura organizacional e valores mais consolidados, bem como processos de decisão mais rápidos e simplificados, estas empresas podem potencializar e acelerar ainda mais as estratégias para atingir a maturidade digital.

Com a crescente participação dos jovens da geração millennial nos negócios familiares, tais empreendimentos têm a possibilidade de experimentar um novo ciclo de inovação e disrupção. Para isso é fundamental manter um mindset digital, voltado para adoção de novos processos e ferramentas. As tradições, valores e o legado organizacional deve estar em sintonia com as atuais demandas e visões do mercado.

Nesse sentido, as instituições familiares devem priorizar a elaboração de estratégias e o desenvolvimento de projetos de inovação. Na pesquisa da PWC, 72% das empresas familiares brasileiras indicaram que esse é o terceiro desafio mais importante para os próximos 5 anos, atrás apenas da contenção de custos e do enfrentamento da situação econômica geral.

A boa notícia é que a adoção de novas tecnologias, como as ferramentas em nuvem do G Suite, reduz gastos, acaba com o desperdício, amplia a competitividade e aumenta a colaboração e produtividade dos funcionários, facilitando a criação de novas soluções e produtos. De fato, o investimento em tais soluções será o grande diferencial, sendo fator decisivo para as empresas que irão se destacar no mercado nos próximos anos.

Como as organizações familiares podem se beneficiar das ferramentas em nuvem

Uma das maiores forças das empresas familiares é a colaboração entre os membros, que por vezes, são movidos por objetivos que vão além de apenas alcançar o lucro ou o crescimento de um negócio. Tais aspectos são essenciais para os novos modelos de gestão e trabalho, que valorizam cada vez mais a cooperação entre equipes e o desenvolvimento de projetos com máxima eficiência. Para auxiliar e otimizar a realização de tarefas, os gestores podem adotar as ferramentas em nuvem que permitem criar, editar e compartilhar arquivos com vários colaboradores ao mesmo tempo.

Esse sistema vem substituir os processos tradicionais de elaboração de documentos, apresentações e planilhas, realizados nos softwares instalados em servidores locais da própria empresa (on premises). Estes programas, ao longo do tempo, geram muitos gastos com infraestrutura, manutenção e renovação, sem falar dos riscos de perda de arquivos e dos problemas registrados na elaboração de documentos entre equipes.

Com o uso do G Suite, plataforma em nuvem da Google, as organizações ganham maior dinamismo para efetuar suas atividades com segurança na rede. Com o uso do Google Docs e Google Forms, por exemplo, é possível criar textos, tabelas, apresentações e formulários de forma colaborativa – isto é, com vários usuários ao mesmo tempo.

Outra vantagem para as empresas familiares no uso do G Suite é a mobilidade dos serviços, que podem ser acessados em qualquer dispositivo com internet. Assim, é possível realizar desde reuniões e treinamentos por vídeo chamadas, até a elaboração de documentos e relatórios avançados de forma simples e unificada. Esses recursos reduzem os gastos com deslocamento e otimizam o tempo dos funcionários.

Para adotar o G Suite e aproveitar todas as vantagens e recursos das ferramentas em nuvem e ainda elaborar uma estratégia personalizada para negócios familiares, os empreendedores podem contar com o apoio dos especialistas da Qi Network.

Entre em contato agora mesmo, e conheça todos os benefícios do G Suite para a sua empresa.