Integração de dados e sistemas com o G Suite: como realizar?

A integração de dados e sistemas é essencial em grandes empresas, que trabalham com várias ferramentas, volume de documentos e informações espalhadas em diferentes sistemas. Ao invés de trabalhar com vários softwares, com o uso avançado das aplicações do G Suite, é possível concentrar todas as atividades em uma única plataforma, facilitando o acesso e a colaboração entre os times. Esse processo amplia a produtividade e possibilita a personalização das ferramentas utilizadas de modo simples e rápido, tendo como segurança os recursos avançados do Google.


De modo objetivo, com o G Suite (antigo Google Apps), é possível integrar informações de outros sistemas para que sejam acessadas por meio do e-mail, agenda, planilhas, apresentações, formulários, entre outros documentos criados e armazenados na plataforma. Com o G Suite também é possível agregar outras ferramentas do G Suite Marketplace, que possui inúmeros aplicativos para aperfeiçoar a experiência dos usuários. 

Vamos abordar, neste artigo, como a integração de dados proporcionadas pelo G Suite pode ser otimizada e destacar a sua importância para a produtividade das empresas.

A importância da integração de dados dentro das empresas

Ao migrar os dados de diferentes sistemas para uma única plataforma como o G Suite, as empresas passam a obter vários benefícios, como:

  • Automação de processos: a integração de dados está intimamente ligada à automação de processos. Com a utilização de um mesmo sistema por todas as áreas de uma empresa, muitas atividades de retrabalho não são mais necessárias. Assim, os colaboradores otimizam seu trabalho, seu tempo e sua produtividade, podendo focar em questões mais estratégicas para a empresa, o que a torna mais competitiva. 

 

  • Melhor controle operacional: os gestores das áreas conseguem visualizar todas as atividades realizadas e assim controlar melhor os processos e até a produtividade de cada colaborador, antecipando falhas e gargalos para realizar de forma otimizada as metas definidas no planejamento estratégico da empresa. 

 

  • Redução de custos: a antecipação de falhas, a automação e o controle dos processos levam a uma redução de custos, exatamente por evitar o retrabalho e aumentar a produtividade da empresa.

Possibilidades de integração de dados com o G Suite

Empresas que utilizam sistemas de CRM, ERPs, telefonia, chat e outros podem, ao realizar a migração para o G Suite, agregar ao mesmo  os dados dos sistemas existentes, fazendo as integrações que permitem acessar esses dados por meio das ferramentas padrão do G Suite . Além disso, é possível adquirir add-ons para o G Suite, no Marketplace, ou até mesmo desenvolver novos apps de maneira simplificada. 

Um exemplo de add-on é o Trello, uma ferramenta para organizar o fluxo de trabalho. Pelo Trello, é possível estipular prazos, tarefas, saber em que etapa está um projeto e quem a está realizando. Para otimizar ainda mais a ferramenta, é possível criar notificações para que os usuários a recebam e não percam os prazos. Outro add-on é o Streak CRM, uma extensão para o Chrome para a realização de cadastros de clientes. Com ele, é possível adicionar informações de acordo com o andamento da negociação. Enfim, são inúmeros add-ons que podem ser adicionados ao G Suite, de acordo com as demandas das empresas, sempre realizando a integração de dados com as ferramentas já instaladas.

O G Suite também disponibiliza o App Maker, um aplicativo para desenvolver add-ons. Dessa forma, os profissionais de TI das empresas podem criar aplicações específicas, de acordo com as necessidades das empresas. O App Maker possui o design de interface “arraste e solte” e a modelagem de dados declarativa, o que faz com que os desenvolvedores tenham facilidade para criar aplicativos que auxiliem as equipes. 


Empresas parceiras do Google para a otimização e integração dados com o G Suite

 

Toda essa integração de dados, e até mesmo a criação de add-ons específicos e customizados, precisa ser realizada com o auxílio de uma empresa de confiança, como a Qi Network, uma das maiores parceiras Premier do Google no Brasil. A Qi Network é especialista na migração de empresas para o G Suite e na personalização das ferramentas para grandes empreendimentos, gerando soluções de automação de processos específicos para cada setor. 

Esse trabalho é realizado por meio do serviço Qi Cloud Sprints, que usa metodologias ágeis focadas na idealização e implementação de serviços de automação nas empresas. A equipe da Qi Network avalia as necessidades dos colaboradores das empresas por meio de sessões interativas, para realizar um planejamento inicial. Em seguida, são criadas equipes de trabalho para atuar no desenvolvimento das soluções. Os grandes diferenciais dessa metodologia são: a velocidade de execução de cada Sprint, que pode levar de 2 a 4 semanas; e o alinhamento constante entre as equipes, para garantir a qualidade da solução entregue.

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Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.