Skip to Content

Blog

Lei de Proteção de Dados: compliance e segurança da TI

A Lei de Proteção de Dados (LGPD) – Lei 13.709, foi sancionada em agosto de 2018, e trata dos direitos à privacidade e uso de dados pelas organizações brasileiras, sejam públicas ou privadas. Na prática, a lei define regras para coleta e a utilização dos diferentes tipos de dados (pessoais, anonimizados e sensíveis) dos usuários, seja na internet ou em ambientes físicos. O objetivo é impedir o uso indevido das informações coletadas em redes sociais, cadastros digitais ou banco de dados, por exemplo.

0 1 Continue Lendo →

Indicadores de desempenho de TI: saiba como medir!

Um dos maiores objetivos de qualquer organização é potencializar os resultados das equipes e do negócio. Para isso é fundamental ter o controle de diferentes métricas e parâmetros, a partir de dados avançados de cada setor, como os indicadores de desempenho de TI. Esse acompanhamento permite que os gestores identifiquem os pontos fortes e fracos de determinado processo, otimizando e aprimorando a tomada de decisões estratégicas.

0 1 Continue Lendo →

Otimização dos fluxos de trabalho de TI com o G Suite

Os fluxos de trabalho guiam a realização de tarefas de qualquer empresa. No setor de TI, não é diferente. Contudo, as diversas etapas de cada processo podem esconder falhas e problemas de integração que roubam a produtividade e a eficiência dos colaboradores. Promover a automação de tais processos e otimizar os fluxos de trabalho da TI é um desafio que pode ser superado com o G Suite.

0 1 Continue Lendo →

Migração do Office 365 para G Suite: 3 dicas para fazer a mudança com segurança

As inúmeras vantagens e possibilidades de integração e personalização dos serviços de cloud computing da Google tem levado cada vez mais empresas a efetuar a migração do Office 365 para o G Suite. Tal processo é acompanhado por uma série de mudanças e adaptações, principalmente da cultura organizacional. Para garantir a eficiência e uma migração suave, é fundamental estabelecer um planejamento e buscar especialistas que possam auxiliar a definição de estratégias para os negócios.  

0 1 Continue Lendo →

Como potencializar a comunicação interna com o G Suite

O cenário para o setor de recursos humanos se revela cada vez mais desafiador, com a chegada da geração millennial no mercado de trabalho e a demanda crescente pela formação de equipes digitais. Mais do que nunca, os gestores devem investir em projetos e ferramentas para aprimorar a comunicação interna, visando reduzir as taxas de turnover (índice de rotatividade das empresas), aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Muito além de informativos, campanhas institucionais ou grupos no WhatsApp, novos processos e instrumentos de comunicação interna têm se destacado em instituições com maior maturidade digital. Confira no artigo!

0 1 Continue Lendo →

Como o G Suite facilita a vida dos gestores de TI

Com as demandas crescentes do setor de tecnologia e inovação, tendo em vista os processos de digitalização nas instituições tradicionais, os gestores de TI e líderes CIOs têm assumido novas responsabilidades e ações que exigem habilidades específicas, como comunicação e motivação das equipes. Além de garantir o pleno funcionamento de softwares e hardwares, otimizar processos e executar atividades operacionais, os CIOs também são responsáveis por gerenciar pessoas.

0 1 Continue Lendo →

Como otimizar a avaliação de desempenho com o G Suite

Um dos processos mais comuns na gestão de pessoas de qualquer empresa é a avaliação de desempenho, que oferece vários benefícios como o desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores, potencialização de resultados e fortalecimento da cultura organizacional. Com a entrada da geração millennial no mercado de trabalho, a avaliação de desempenho e o feedback aos funcionários devem ser cada vez mais frequentes. Para organizar e otimizar esses processos, os gestores e diretores de RH podem usar as ferramentas do G Suite.

0 0 Continue Lendo →

Mulheres na TI: o papel das CIOs na transformação digital

Um dos aspectos mais importantes da transformação digital é a colaboração entre as equipes. Mais do que trabalhar junto, esse conceito se refere aos novos modelos de gestão organizacional, fortalecidos pela presença crescente dos jovens da geração millennial que valorizam cada vez mais a igualdade e inclusão nas empresas. Nesse contexto, o número de mulheres na TI que têm assumido cargos de liderança como CIOs pode potencializar as ações para transformação cultural e digital das organizações.

0 2 Continue Lendo →

Como inovar em organizações familiares usando o G Suite

Criar meios de inovar, se reinventar e manter o crescimento dos negócios no momento de passar o bastão para as novas gerações, estão entre os maiores desafios das organizações familiares. Não por acaso, apenas 12% desses empreendimentos passam da terceira geração, de acordo com a Pesquisa de Empresas Familiares no Brasil, publicada pela PWC em 2016. Mas esse cenário pode ser ainda mais grave no contexto da 4ª Revolução Industrial, que exige cada vez mais velocidade na adaptação de processos, adoção de novas tecnologias e metodologias de gestão.

0 1 Continue Lendo →

Como CFOs podem investir em soluções de TI para reduzir custos

Mensurar o retorno financeiro de determinado investimento vai muito além dos números. Para os atuais CFOs, a decisão sobre quais aplicações financeiras realizar em uma organização deve estar alinhada a uma sólida estratégia de negócios, voltada para a transformação digital. Mais do que análises do ROI, os líderes financeiros devem considerar as mudanças e tendências do mercado, tendo em vista as necessidades das organizações em que atuam para aumentar o faturamento e reduzir custos.

0 2 Continue Lendo →