Publicado em 19 setembro 2013

Ainda que muitos não deem conta, a Cloud Computing está diariamente presente em nossas vidas, seja nos games, e-mails, “depósito” de conteúdos, músicas, redes sociais etc.Os recursos da Cloud Computing são cada vez mais comentados como a solução para esta era de compartilhamento e agilidade, onde a evolução e inovação é constante. A tecnologia agrega características que chamam a atenção de investidores pela praticidade e facilidade de funcionamento.

Buscando essa mesma simplicidade empregada no uso pessoal, empresas investem na tecnologia e almejam novos recursos, para descomplicar sistemas antigos e ultrapassados.

Com a utilização dos serviços Cloud Computing, criar, editar e compartilhar, são processos comuns no dia a dia de uma empresa. A possibilidade do trabalho conjunto, engaja a equipe e colabora no processo de interação empresa/funcionário, conectando tudo em um só.

Por se tratar de um ambiente online, o qual todos podem acompanhar no mesmo momento o que se passa, processos burocráticos, como reuniões presenciais para importantes tomadas de decisões, foram simplificados. A distância geográfica, inclusive, deixou de ser empecilho para uma comunicação rápida e eficaz.

A computação nas nuvens permite que os funcionários fiquem a par de tudo o que acontece na empresa, além de contribuir e agilizar na entrega das demandas solicitadas. A ferramenta ainda diminui os gastos de deslocamento e contribui com o meio ambiente.

Criações colaborativas, compartilhamento e edição de arquivos simultâneos, são algumas das funcionalidades da tecnologia. Desburocratizar e exintiguir certos processos engessados, é a arma principal da ferramenta que, para os empresários, é fundamental para simplificar tarefas e serviços.

É com essa união de comunicação e colaboração, que a otimização dos serviços ganha espaço dentro da empresa. As trocas de informações entre todos são maiores e facilitadas, a empresa ganha tanto em comunicação interna quanto externa. Todos os setores se comunicam sem ruídos e sabem o que está acontecendo no serviço, além disso, conseguem acompanhar os projetos que estão em andamento e o que virá pela frente.

Dessa forma, vendo a colaboração de seus colegas e sendo participativo, o funcionário se sente parte da empresa e de seus processos, sendo efetivo em suas tarefas, cumprindo suas demandas e aumentando a produtividade da empresa como um todo.