Publicado em 18 junho 2014

Você já deve ter notado que a preocupação ambiental começa a atingir cada vez mais pessoas e a envolver mais e mais empresas, celebridades, gestores públicos, educadores e diversas outras instituições. Todos trabalhando para que se enraíze uma consciência sustentável em todas as esferas da sociedade.

Porém, esse processo deve começar no interior dessas instituições. Assim como  prefeituras do mundo todo têm dado belos exemplos ao substituir áreas cimentadas por jardins floridos, ao escolher a coleta seletiva e ao incentivar outros comportamentos ecologicamente corretos, há também uma questão a ser observada: a tecnologia usada nas rotinas diárias.

O estereótipo de uma prefeitura, por exemplo – aquela imagem que logo vem ao imaginário coletivo – é de um lugar com aparência ultrapassada, funcionários prostrados sobre pilhas de papéis e muita lentidão. Cenário totalmente incompatível com os habituais altos gastos requeridos para sustentar essa estrutura.

É exatamente por esse motivo, que o G Suite for Government é a solução mais verde para sua gestão.

O desafio dos gestores conscientes

Um dos grandes desafios para os gestores que buscam maior eficiência e redução de custos está, justamente, em como aliar esses aspectos a uma postura ecologicamente correta. Como aumentar a produtividade beneficiando a todos os envolvidos? A resposta não poderia vir de outro lugar senão da tecnologia.

O G Suite para Prefeituras foi desenvolvido especialmente para atender a esse tipo de necessidade. Com seu funcionamento baseado no conceito de nuvem ele agiliza processos, integra atividades e poupa dinheiro, além de contribuir para que o impacto ambiental causado pela sua prefeitura seja até 80 vezes menor. Aproveite para conhecer os benefícios:

Menos custos com estrutura e TI

Com o Gapps não será preciso manter um datacenter interno. Além disso, não é preciso gerenciar uma equipe de TI exclusiva. Isso porque o sistema toda roda em nuvem, ou seja, online e possui altíssima capacidade de armazenamento e compartilhamento de dados. Além disso, é o próprio Google quem trata das atualizações e corrige erros (quando existem) disponibilizando de forma automática os ajustes aos usuários cadastrados.

Chega de gastar com softwares e licenciamento

O custo para cada usuário registrado gira em torno de 5 dólares por mês e não há necessidade de comprar softwares ou outros programas para que a equipe desenvolva suas atividades. Com os aplicativos do Google é possível editar textos, planilhas, desenvolver apresentações, agendar reuniões, usar e-mail corporativo, criar e gerenciar sites internos, dentre outras coisas, sem gastar mais por isso.

Mais segurança e produtividade

A complexa criptografia de dados e a possibilidade de o usuário conferir acesso somente aos interessados em cada tipo de documento amplia a segurança. Além disso, o salvamento automático dos dados enquanto cada funcionário edita um documento, também reduz o risco de perda de arquivos e retrabalho.

A possibilidade de trabalhar de forma compartilhada (editando documentos simultaneamente e de qualquer lugar) e de reunir as equipes de forma simplificada (totalmente online) otimiza tarefas que antes precisariam “passar de mão em mão”. A maior agilidade dos processos também economiza recursos, uma vez que será gasto menos tempo e menos energia na produção de cada atividade.

Investimento pesado em tecnologia eco-friendly

Daria para elencar outras diversas vantagens desse fabuloso conjunto de aplicativos. Mas o grande foco fica realmente para o conceito de maior produtividade com menor custo e impacto ambiental. Ao integrar seus funcionários ao G Suite for Government o gestor garante, por exemplo, redução no uso de papel e de energia para o maquinário (não vai ser necessária uma estrutura física gigante).

Quanto ao Google? A empresa se compromete a desenvolver a cada dia iniciativas eco-friendly, ou seja, amigas do meio ambiente. É por isso que os datacenters da empresa são projetados para gastar o mínimo possível de energia e a reciclar 100% de todo material e maquinário que se torna inútil ou obsoleto.

Ainda com dúvidas? Usuários veteranos garantem que em pouco tempo dá para constatar uma redução significativa no orçamento e um melhor relacionamento com o meio ambiente. Seja verde com o G Suite!

QI_CTA_TrabalheComoVive