Publicado em 9 junho 2015

Atualmente a tecnologia está presente em absolutamente todos os lugares, não é mesmo? E é também por isso que, cada vez mais, as pessoas conversam menos pessoalmente, encontram-se menos no ambiente de trabalho e acabam se relacionando mais por e-mails ou outros meios de comunicação digital. Nesse cenário, como garantir uma comunicação realmente eficiente no ambiente de trabalho? Pois entenda, com o post de hoje, como é importante possuir um bom mecanismo de comunicação entre seus colaboradores! Vamos lá?

Parte da estratégia

É por meio da comunicação interna que a empresa divulga informações sobre seu negócio, seus objetivos e sua visão para seus funcionários, fazendo com que eles se tornem porta-vozes da marca. Assim, é muito importante que todos na empresa entendam o que está acontecendo ali e também estejam por dentro das tendências do mercado, incluindo ações de concorrentes e quaisquer outras informações que facilitem seu trabalho. Conhecer bem o negócio da empresa faz com que gestores e colaboradores estejam muito mais alinhados com o que é esperado de seu serviço, funcionando como engrenagens bem lubrificadas na estratégia geral da organização.

Agilidade de processos

Hoje em dia, esperar muito tempo por uma informação pode causar graves desdobramentos, certo? Utilizando apenas os meios tradicionais de comunicação, essa demora pode até inviabilizar a conclusão de um contrato ou adiar a aquisição de um determinado produto, por exemplo, causando prejuízos para a empresa. Sendo assim, o uso de ferramentas tecnológicas, mais rápidas, é extremamente necessário para otimizar a comunicação interna de qualquer negócio.

Além disso, a comunicação entre os funcionários da empresa precisa ser regularmente planejada e estruturada por pessoas capacitadas, sejam elas profissionais de comunicação, jornalismo ou publicidade, por exemplo, que costumam estar mais familiarizados com esse tipo de gerenciamento e divulgação regular de informação.

Ferramentas on-line

Atualmente existem muitas ferramentas on-line de comunicação que podem ser extremamente úteis em situações em que a comunicação interna precisa vencer as barreiras físicas de uma empresa. Um exemplo bem conhecido é o Google Hangouts, uma ferramenta totalmente on-line e gratuita disponibilizada pela Google, que permite que se converse com outras pessoas por meio de chats ou videoconferências, com troca de mensagens instantânea e simples. Com esse recurso também há a possibilidade de criar e gerenciar grupos, o que pode ser uma forma bem interessante de manter uma boa interação entre membros de uma mesma equipe, por exemplo.

O Gmail, que também já é super conhecido, é mais uma ferramenta que facilita a comunicação interna, especialmente porque conta com threads conversacionais, agrupando respostas à mesma mensagem em uma só linha de raciocínio, o que evita confusões nas caixas de entrada e otimiza o tempo dos colaboradores, que passam a ter acesso a toda uma discussão em um simples clique. Nada mais de correr atrás de respostas soltas ou perder informações importantes pelo caminho! Não parece bom?

E então, como você definiria a comunicação interna da sua empresa? Acha que o processo pode ser melhorado? Comente aqui e compartilhe suas experiências e opiniões conosco! Participe!

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