Recrutamento e seleção de funcionários com ferramentas do G Suite

As novas tecnologias e ferramentas de gestão têm transformado todos os processos dos empreendimentos tradicionais, inclusive o recrutamento e seleção de funcionários. Currículos de papel, organização manual de dados, falhas de comunicação e desencontro dos dados são apenas alguns dos problemas enfrentados em empresas com baixa digitalização no momento de contratar novos colaboradores. Para otimizar as tarefas e obter melhores resultados é indispensável aliar a tecnologia ao recrutamento.

Esse novo cenário, composto por métodos e recursos inovadores para administração, organização e automatização de processos do departamento pessoal, é a base para o futuro do RH. Com a chegada da geração millennial no mercado de trabalho, a seleção de talentos deverá ser cada vez mais digitalizada. O estudo Millennial Survey da Deloitte, indica que esses novos profissionais buscam empresas em que possam desenvolver as aptidões necessárias para a Indústria 4.0, marcada pela digitalização de processos e uso de tecnologias emergentes.

A mudança no recrutamento e seleção de colaboradores é uma parte essencial nesse processo. Afinal, os futuros funcionários serão os responsáveis por executar os projetos e atividades da organização. Por isso, é primordial que os gestores busquem e criem meios de atrair talentos com uma visão digital que atendam a cultura organizacional da empresa. Nesse sentido, o uso de ferramentas digitais para coleta de dados, organização de dados e realização de entrevistas se torna indispensável.

G Suite facilita o recrutamento e seleção de talentos digitais


Com o grande número de canais para divulgação de vagas, desde sites especializados até redes sociais, é muito importante padronizar a descrição dos cargos e as características esperadas dos futuros profissionais. Para não gerar falhas de comunicação interna ou várias versões de texto em arquivos separados, os gestores podem criar de forma colaborativa o conteúdo em um documento online no Google Docs.

Essa ferramenta do G Suite permite que várias pessoas revisem a descrição da vaga ao mesmo tempo até chegar a versão final, podendo incluir comentários ou realizar sugestões de alteração, por exemplo. Com isso, ganha-se maior agilidade e são evitadas trocas de informações após a divulgação do texto.

Outro recurso muito vantajoso do G Suite para os recrutadores é a criação de formulários digitais, com perguntas estratégicas que possam servir como um primeiro filtro na seleção de candidatos. Na própria descrição da vaga pode ser incluído um link para o documento do Google Forms, que reúne as respostas dos candidatos e facilita a análise das informações. No formulário é possível criar questões de múltipla escolha, discursivas e objetivas, além da possibilidade de anexar o currículo e portfólio.


Após a pré-seleção de candidatos, os gestores devem escrever o e-mail de recrutamento e seleção estabelecendo o primeiro contato com os profissionais. No segundo momento, as entrevistas podem ser organizadas no Google Agenda, que permite marcar eventos com vários colaboradores e visualizar os horários de outros funcionários.

Uma das funcionalidades mais importantes do G Suite no recrutamento e seleção de funcionários é a realização de entrevistas por videoconferência. Além de otimizar o tempo dos gestores e candidatos, o contato via Hangouts amplia as possibilidades para contratação de talentos a distância, que podem ser registrados no modelo de home office.

A principal vantagem das ferramentas do G Suite em relação a outros programas e aplicativos, é a concentração de funcionalidades em uma única plataforma, que permite executar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção de funcionários de forma ágil e segura. Ademais, os gestores e funcionários podem contar com todos os benefícios dos sistemas de armazenamento em nuvem, modernizando seus processos rumo à transformação digital.

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.