Publicado em 9 agosto 2016

Em nossa atual era da tecnologia, a segurança da informação de empresas tem sido motivo de preocupação por parte de muitos empresários, que se questionam sobre a segurança que o ambiente virtual fornece contra ataques de vírus e pessoas maliciosas.

Para você entender melhor sobre a importância da segurança da informação, no post de hoje, vamos falar sobre os princípios que regem essa área. Também mostraremos soluções para os desafios que o setor empresarial enfrenta para proteger seus dados. Continue a leitura!

Os princípios básicos da segurança da informação

Para que a estrutura de dados da empresa esteja devidamente protegida, é essencial que sua política de segurança seja alicerçada em pilares indispensáveis da segurança da informação. Esses pilares, ou princípios, são:

Confidencialidade

Manter o acesso aos dados da empresa restrito somente a pessoas autorizadas garante a proteção das informações do negócio. Para esse fim, o recurso da criptografia, que é a mistura dos dados durante a transmissão, vem sendo muito usado. Outro fator importante é a eficácia na identificação e verificação das credenciais das pessoas autorizadas a acessar os dados.

Integridade

Quando as informações importantes que ficam nos arquivos virtuais não estão bem protegidas, elas podem ser modificadas por pessoas mal intencionadas ou por mera distração de um funcionário, causando sérios prejuízos à empresa. Portanto, manter a integridade ou originalidade dos dados é um fator primordial.

Disponibilidade

Disponibilizar as informações necessárias de forma segura para os profissionais autorizados no momento em que eles precisam desses dados é outro item indispensável na segurança da informação. Isso vai auxiliar diretamente no avanço da empresa para que os funcionários do negócio possam gerar relatórios, desenvolver projetos e tomar decisões importantes.

Como ter uma estrutura segura de dados

A seguir, apresentaremos as soluções para dúvidas comuns quanto à segurança da informação:

Como montar uma estrutura única e eficaz de segurança de dados?

Elaborar um projeto de segurança da rede é um desafio, mas uma solução para esse obstáculo é contar com um bom suporte de TI. A equipe especializada trabalhará não só na elaboração do projeto, mas também na implantação do mesmo na empresa.

Quanto devo investir na arquitetura de segurança?

O valor a ser investido na segurança da informação vai depender dos objetivos da empresa, assim como do tamanho de sua estrutura. Nesse momento, o melhor é investir em produtos de confiança no mercado — com produtos de alto nível, sua empresa sempre terá acesso às atualizações do sistema, o que irá melhorar a segurança de seus dados.

Que produtos utilizar na minha estrutura de segurança?

Existem muitos softwares que oferecem ferramentas seguras e eficientes e, portanto, pesquisar sobre as empresas que disponibilizam softwares adequados para o bom funcionamento da estrutura de segurança é algo que deve ser feito com cautela. Opte por empresas de TI que ofereçam uma boa consultoria de implantação de software para segurança virtual, bem como o treinamento para usar as ferramentas com perícia.

O que é mais seguro, armazenar meus dados em nuvem ou em um servidor privado?

A disponibilidade dos dados da empresa de forma rápida e segura é um dos pilares da segurança da informação e, por isso, o armazenamento em nuvem é exatamente a opção mais segura para seus dados. Enquanto um servidor privado representa elevados riscos e custos, o armazenamento em nuvem oferece segurança. Isso acontece devido às constantes atualizações das empresas que disponibilizam esse serviço e, também, do fato de que o acesso às informações é restrito às pessoas aprovadas por você.

E então, gostou de saber mais sobre a segurança da informação? Esperamos que nosso post tenha conseguido solucionar suas maiores dúvidas! Para continuar atualizado quanto às tendências tecnológicas para o mundo empresarial, assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.

QI_CTA_SegurancaCompliance