Publicado em 28 novembro 2014

Guardar e proteger seus arquivos é uma das principais preocupações de qualquer empresa, não é mesmo? Pois com o Google Docs e seus serviços baseados em nuvem, fazer o backup de todos os documentos de texto, das planilhas, apresentações, imagens e vídeos ficou muito mais fácil e prático.

Enviar e gravar tudo na nuvem proporciona diversas vantagens aos usuários, que vão muito além da pura praticidade. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados ao se realizar esse tipo de operação, evitando algum eventual extravio de arquivos e o comprometimento da segurança de suas pastas.

Por isso, neste post vamos ensiná-lo a criar um sistema de backup campeão a partir do Google Drive. Quer saber como? Então confira:

Defina prioridades

Antes de mais nada, é preciso definir quais arquivos precisam ser guardados, priorizando os mais importantes. Mas além de guardar todos esses documentos na nuvem, armazene-os em sua máquina de origem, como uma alternativa para eventuais casos de necessidade.

Organize os arquivos

Salvar seus documentos de forma organizada e personalizada é a maneira mais fácil de localizá-los quando for preciso. Criar pastas e dividir seus trabalhos por assunto, tema, setor ou projeto, como achar mais coerente, é a forma mais eficiente para facilitar uma posterior busca. É preciso pensar que, provavelmente, nem só uma pessoa precisará acessar, trabalhar e editar esses arquivos. Então preze pelo trabalho coletivo!

Sincronize tudo

Instale o Google Drive em seu dispositivo para sincronizar automaticamente seus arquivos e mantê-los seguros e fáceis de acessar, quando e onde você estiver. São 15 GB gratuitos de espaço para você armazenar seus documentos — mas que podem ser ampliados para até um 1 TB ao se optar pela contratação do serviço pago do Google Drive, muito mais seguro, confiável e com suporte 24 horas por dia, sete dias por semana.

Cheque regularmente seu backup

Para evitar que algum arquivo se perca ou seja esquecido, é recomendável realizar checagens periódicas — mensais ou semanais — em suas pastas de backup. Isso certamente evitará dores de cabeça futuras. E como a estrutura principal já está criada, toda devidamente sistematizada, essa verificação acaba ficando muito mais rápida e fácil de se fazer.

O Google Docs certamente chegou para facilitar a vida de todos os seus usuários com seu pacote completo de ferramentas e aplicativos para escritório. E com os constantes novos lançamentos de facilidades e atualizações, esse trabalho fica ainda mais fácil, rápido e prático, servindo como base de atuação para muitas pessoas e grandes empresas.

E a facilidade de poder realizar o backup de todos os seus arquivos de forma super simplificada e segura é mais uma das diversas vantagens ao se optar pelo uso dessa solução, que, como se pôde observar, vale muito a pena ser adotada.

E então, agora chegou a sua vez de comentar aqui e compartilhar conosco como é feito o procedimento de backup na sua empresa. Identificou pontos passíveis de melhoria com a leitura desse post? Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Deixe seu comentário e divida conosco seus questionamentos e suas experiências! Participe!

 

QI_CTA_GuiaGerentesTI

Leia também: