Skip to Content

Infraestrutura de TI: o inevitável caminho para a nuvem

O surgimento e a consolidação de novas tecnologias sempre foram marcadas por diferentes posições, desde os entusiastas e visionários, até os mais pessimistas. Contudo, ao longo da história podemos observar grandes empresas que acabaram falindo por não investir na inovação. Até a década de 90 no Brasil, por exemplo, a ideia de navegar em uma rede online por meio de computadores era totalmente abstrata. Hoje, nenhuma organização, seja pública ou privada, consegue atuar sem acesso à internet. O mesmo vale quando falamos sobre as mudanças na infraestrutura de TI.

0 1 Continue Lendo →

Escalabilidade da nuvem: flexibilidade para o armazenamento de dados

Apontada como uma das principais vantagens da cloud computing, a escalabilidade é um conceito presente na vida de técnicos e gerentes de TI que sabem a importância de um sistema com total flexibilidade para expansão. Na Pesquisa Global CIO 2018, publicada pela Deloitte, 75% dos entrevistados indicaram a escalabilidade como fator primordial para a adoção dos sistemas e servidores em nuvem.

0 1 Continue Lendo →

#GoogleCloudSummit – Nós Fomos

Nos dias 05 e 06 de Dezembro, aconteceu o Google Cloud Summit e a Qi Network estava lá como patrocinadora platinum!

Confira como foi: 

0 1 Continue Lendo →

Quais as vantagens de armazenar arquivos em nuvem?

Os modelos de armazenamento de arquivos evoluíram junto com o desenvolvimento de novas tecnologias. Cds, pen-drives, hd externos e servidores físicos são alguns dos sistemas utilizados pelas empresas para guardar e compartilhar documentos nos últimos anos. Contudo, além da limitação de espaço, essas ferramentas apresentam várias falhas de segurança que resultam em perdas de documentos ou problemas de acesso. Por isso, armazenar arquivos em nuvem representa principalmente uma maior segurança para os usuários e organizações.

0 3 Continue Lendo →

O papel das ferramentas digitais para inovação das empresas

Com o surgimento constante de novas tecnologias e serviços inovadores no mercado, uma dúvida comum entre os líderes e gestores é sobre o verdadeiro potencial das ferramentas digitais para promover a inovação das empresas. Como abordado em outros artigos aqui no Blog da Qi Network, a transformação digital é um processo contínuo que envolve vários aspectos como a formação de uma equipe digital e uma cultura organizacional mais colaborativa.

0 1 Continue Lendo →

Lei de Proteção de Dados: compliance e segurança da TI

A Lei de Proteção de Dados (LGPD) – Lei 13.709, foi sancionada em agosto de 2018, e trata dos direitos à privacidade e uso de dados pelas organizações brasileiras, sejam públicas ou privadas. Na prática, a lei define regras para coleta e a utilização dos diferentes tipos de dados (pessoais, anonimizados e sensíveis) dos usuários, seja na internet ou em ambientes físicos. O objetivo é impedir o uso indevido das informações coletadas em redes sociais, cadastros digitais ou banco de dados, por exemplo.

0 1 Continue Lendo →

Indicadores de desempenho de TI: saiba como medir!

Um dos maiores objetivos de qualquer organização é potencializar os resultados das equipes e do negócio. Para isso é fundamental ter o controle de diferentes métricas e parâmetros, a partir de dados avançados de cada setor, como os indicadores de desempenho de TI. Esse acompanhamento permite que os gestores identifiquem os pontos fortes e fracos de determinado processo, otimizando e aprimorando a tomada de decisões estratégicas.

0 1 Continue Lendo →

Otimização dos fluxos de trabalho de TI com o G Suite

Os fluxos de trabalho guiam a realização de tarefas de qualquer empresa. No setor de TI, não é diferente. Contudo, as diversas etapas de cada processo podem esconder falhas e problemas de integração que roubam a produtividade e a eficiência dos colaboradores. Promover a automação de tais processos e otimizar os fluxos de trabalho da TI é um desafio que pode ser superado com o G Suite.

0 1 Continue Lendo →

Migração do Office 365 para G Suite: 3 dicas para fazer a mudança com segurança

As inúmeras vantagens e possibilidades de integração e personalização dos serviços de cloud computing da Google tem levado cada vez mais empresas a efetuar a migração do Office 365 para o G Suite. Tal processo é acompanhado por uma série de mudanças e adaptações, principalmente da cultura organizacional. Para garantir a eficiência e uma migração suave, é fundamental estabelecer um planejamento e buscar especialistas que possam auxiliar a definição de estratégias para os negócios.  

0 1 Continue Lendo →

Como potencializar a comunicação interna com o G Suite

O cenário para o setor de recursos humanos se revela cada vez mais desafiador, com a chegada da geração millennial no mercado de trabalho e a demanda crescente pela formação de equipes digitais. Mais do que nunca, os gestores devem investir em projetos e ferramentas para aprimorar a comunicação interna, visando reduzir as taxas de turnover (índice de rotatividade das empresas), aumentar o engajamento e a produtividade dos colaboradores. Muito além de informativos, campanhas institucionais ou grupos no WhatsApp, novos processos e instrumentos de comunicação interna têm se destacado em instituições com maior maturidade digital. Confira no artigo!

0 1 Continue Lendo →