Publicado em 23 Maio 2014

O Google Docs é a escolha de milhões de usuários em todo o mundo para produzir, compartilhar e armazenar diferentes tipos de arquivos (planilhas, documentos de textos, apresentações) diretamente na nuvem. Como se não bastassem suas vantagens, a Google, em união com desenvolvedores parceiros, criou uma série de aplicativos que visam otimizar ao máximo sua produtividade e facilitar o seu dia a dia. Esses apps, denominados de add-ons, estão disponíveis em sua maioria de forma gratuita, diretamente no Google Docs.

Sua instalação não poderia ser mais simples: basta clicar em “Complementos”, no menu do Google Docs e em “Instalar Complementos”. Hoje, vamos apresentar alguns dos mais úteis! Acompanhe:

Easy Bib

Uma das dificuldades de todo profissional ou estudante na área acadêmica é que a confecção de artigos científicos envolve um trabalho minucioso — e por vezes maçante — de citações. A pesquisa para embasar argumentos e resultados envolve citar dados de dezenas de publicações de diferentes autores e fontes. Isto se torna confuso muito rapidamente! O Easy Bib ajuda a organizar as citações e gera automaticamente a bibliografia para ser inserida no final do artigo.

Workflows

Este complemento melhora ainda mais uma das características mais bacanas do Google Docs: o trabalho colaborativo. Com ele, é possível enviar um documento ou planilha para aprovação e avaliação de membros do seu time de forma muito simples.

Cada membro participante recebe um email, por onde acessa o documento pendente e pode dar o seu aval ou reprovação. Uma vez que todos os envolvidos tenham aprovado o documento, o dono recebe uma notificação que está tudo pronto.

Mapping sheets

Este complemento é capaz de capturar uma sequência de vários endereços em uma planilha e mapeá-los em um mapa do Google Maps. O mapa resultante depois pode ser visualizado com a ajuda de diversos filtros para as localizações e também compartilhado com quem desejar.

O seu número de aplicações, entre pessoais e profissionais é imenso. Desde visualizar as casas dos seus amigos até planejar uma viagem ou mesmo os compromissos da próxima semana, o mapping sheets pode ajudar você ou a sua empresa a se localizarem melhor.

HelloSign

Mesmo em tempos de email e colaboração online, volta e meia ainda recebemos documentos que precisam ser assinados. O processo é retrógado: imprimir, assinar, escanear o documento e devolvê-lo. HelloSign busca resolver este problema, criando campos interativos que permitem a assinatura dentro do Google Drive. O documento assinado tem valor legal e pode ser distribuído por email ou compartilhado com outros colaboradores, que podem também dar suas assinaturas. É gratuito para a criação de até três documentos por mês.

Estes são os nossos favoritos até agora. Que tal explorar mais os aplicativos que já estão disponíveis e depois nos contar quais você mais gostou nos comentários?

 

QI_CTA_Comarketing