Publicado em 4 novembro 2014

Criado em 2006, o Google Sites é um aplicativo de produtividade em nuvem voltado para organizações, que pode ser usado por todo tipo de usuário. Muito rápido e fácil, tanto de usar como de implementar, esse produto combina e interage muito bem com os demais aplicativos do G Suite.

Apesar de ainda pouco utilizada, mesmo sendo gratuita, essa solução é bastante poderosa se trabalhada corretamente. Pensando nisso, muitas organizações adotaram o Google Sites para aumentar sua produtividade e para evitar gastos desnecessários em TI.

Para ilustrar melhor o poder desse utilitário, vamos mostrar, neste post, algumas aplicações fantásticas que podem ser implantadas em sua empresa e que vão além da criação de simples páginas de web. Ficou curioso? Então confira agora mesmo:

Compartilhamento de projetos

Esqueça softwares complexos e sites em nuvem que prejudicam o compartilhamento de informações e projetos em vez de facilitar o trabalho. Com o Google Sites, sua equipe pode compartilhar documentos de texto, planilhas, calendários, notas de reuniões, anotações e até acompanhar o progresso das tarefas sem qualquer dificuldade.

Com as inovações e aplicações inseridas nessa plataforma, basta estar conectado, em qualquer lugar, para poder acessar as funcionalidades do dispositivo. Isso possibilita o desenvolvimento de trabalhos de maneira colaborativa e, por consequência, de melhor qualidade, sem perda desnecessária de tempo.

Intranet sem mistérios

Por ser uma plataforma totalmente colaborativa, o Google Sites dispensa pesados investimentos em ferramentas engessadas de intranet. Simples e fácil de usar, essa ferramenta conta com um robusto esquema de permissões, que permite que a intranet de sua empresa seja gerenciada e atualizada por seus próprios colaboradores, de forma extremamente rápida e prática.

Busca e recuperação de arquivos

Milhares de arquivos são editados e compartilhados diariamente pelos diversos colaboradores das grandes empresas. Esses documentos, muitas vezes, acabam se perdendo ou tendo seus nomes alterados ao longo do tempo, fazendo com que, quando preciso, não sejam encontrados. Com o Google Sites esse problema simplesmente deixa de existir!

Por meio de palavras-chave, a poderosa ferramenta de pesquisa da ferramenta vasculha uma infinidade de arquivos em seu banco de dados e, em segundos, mostra aqueles mais semelhantes à sua indicação — desde os documentos estejam, claro, inseridos na nuvem.

Facilidade na transição de arquivos

Para facilitar e otimizar a transição de todos os arquivos de sua empresa para a nuvem, a Google, em parceria com a Cloud Sherpas, desenvolveu uma aplicação para automatizar o envio de grandes repertórios de documentos para o Google Sites, sem que isso precise ser feito manual e burocraticamente.

O Google Sites Bulk File Uploader processa essa transição de maneira rápida e segura, preservando os dados existentes em suas pastas e criando gabinetes idênticos em nuvem para indexar todos os arquivos. Assim, procurar por qualquer informação ou documento torna-se muito mais fácil por meio do sistema de buscas da Google.

Além disso, essa solução evita que anos de trabalhos, projetos e dados sejam perdidos caso ocorra algum problema em seu sistema ou seu equipamento se danifique. Com essa ferramenta, mais nenhum arquivo se perderá!

Apesar de ser um recurso simples, ele pode trazer diversos benefícios aos processos e à forma como são realizados diversos trabalhos em sua empresa. Experimente essa inovação, faça o teste e veja se ela se adequa aos seus objetivos.

Não se esqueça, depois, de nos contar como foi essa experiência e de que forma ela melhorou a produtividade da sua empresa. Comente aqui e dê seu feedback, compartilhe suas experiências e impressões!