Professores têm vários papéis dentro de uma sala de aula. São comunicadores, colaboradores, criadores, críticos, educadores, etc. Para capacitar os alunos com essas habilidades e criar os líderes de nosso futuro, um professor competente nesses quesitos se faz cada vez mais necessário. Ao mesmo tempo que a tecnologia se torna um componente indispensável das salas de aula, o papel dos professores torna-se ainda mais importante.

No último encontro da ISTE (International Society for Technology in Education), a Google anunciou mais quatro ferramentas para que os professores possam engajar e empoderar ainda mais seus alunos. Confira as novidades a seguir:

Lançamento do Aplicativo “Google Expeditions”

Desde que a Google lançou a versão beta do projeto Expeditions em setembro de 2015, mais de um milhão de estudantes em 11 países fizeram, pelo menos, uma das viagens virtuais disponibilizadas. E a melhor notícia: a partir de agora o aplicativo será disponibilizado gratuitamente para todos.

Para começar a utilizar o Expeditions, os professores devem baixar o aplicativo em todos os dispositivos que serão utilizados. Com mais de 200 opções de jornadas para escolher, os alunos podem viajar para lugares distantes e aprender por meio de experiências imersivas.

O número de parceiros criadores de conteúdo para o Expeditions também aumentou e agora fazem parte do projeto provedores de conteúdo educacional consolidados, como a Houghton Mifflin Harcourt e a Pearson. O aplicativo já está disponível para Android e, em breve, estará disponível para iPhones e iPads.

Ao mesmo tempo que o Expeditions pode ser utilizado pela maioria dos dispositivos que os alunos ou escola já possuem (smartphones com o Google Cardboard e/ou tablets com opção de imagem em 2D) o site Best Buy Educators já disponibilizou kits do Expeditions completos para que as escolas possam adquirir. Esse kit é composto pelos dispositivos dos alunos, roteador, tablet para o professor, óculos de realidade aumentada e uma case para transporte do material.

Expeditions-TeacherView-noCopy

Empodere aulas orientadas em sala de aula com o Google Cast for Education

A colaboração é a chave para o sucesso dos alunos, mas, atualmente, na maioria das salas de aula, a utilização de projetores ou telas maiores está fora do alcance dos alunos. Se algum estudante quiser ou precisar compartilhar sua tela com o restante da sala, ele deve ir fisicamente até o projetor e conectar seu computador utilizando um cabo.

Da mesma forma, quando os professores estão dando aula e precisam apresentar algo para a sala, acabam ficando vinculados ao projetor. Os educadores estão ansiosos para superar essa barreira, tanto é que o compartilhamento de tela sem fio para as escolas foi um dos principais recursos solicitados pelos professores em 2015 (dados obtidos em escolas norte-americanas).

Dessa forma, a Google divulgou o Cast for Education, um aplicativo gratuito que permite que estudantes e professores façam compartilhamento sem fio de suas telas de qualquer lugar de dentro da sala de aula. O app suporta a reprodução de vídeos e áudios mesmo com a complexidade das redes de algumas escolas, possui controles internos para professores e pode ser utilizado em conjunto com o Google Classroom, o que facilita o convite dos alunos para participarem das aulas. E como o aplicativo roda no navegador Chrome, não exige novo hardware.

image01

image02

Acelere o ciclo de feedback através de Quizzes do Google Formulários

O recebimento de feedbacks em períodos curtos ajuda alunos a aprenderem e professores a ensinarem. Recentemente os quizzes do Google Formulários passaram a permitir que professores automatizem os processos de feedback usando questões de múltipla escolha e caixas de seleção. Dessa forma, eles podem gastar menos tempo contabilizando resultados e mais tempo ensinando.

Educadores também podem adicionar materiais de estudo nos formulários, websites suplementares ou vídeos – assim os alunos podem rapidamente gerar um feedback construtivo. Além disso, os professores podem obter feedback instantâneo sobre o progresso dos alunos, para que eles saibam quais lições precisam de mais atenção e o que ensinar de novo. A Google também adicionou um pedido comum dos educadores para impedir os estudantes de enviarem a si mesmos uma cópia de suas respostas.

gif 3

Desperte a criatividade dos estudantes com os apps no Chromebook

A Google tem um objetivo onde ela pretende criar e descobrir ferramentas que possam estimular as aptidões do futuro, incluindo a resolução de problemas, alfabetização digital, liderança e criatividade. Por isso, ela está sempre atenta ao que os professores e profissionais da educação tem a dizer a respeito de suas necessidades e está sempre anunciando novidades e atualizações de todos os tipos.

Na última divulgação, foram apresentados 3 novos apps: Explain Everything, Soundtrap and WeVideo. Os três aplicativos incentivam a criatividade e ajudam os estudantes a demonstrarem sua compreensão sobre diversos temas usando suas próprias vozes. Em paralelo a isso, a Google trabalha próxima de seus parceiros para que os apps sejam oferecidos a um preço especial para as escolas.

O que achou dessas novidades? Não deixe de conferir nossas próximas novidade sobre Google Apps for Education!

QI_CTA_GuiaIProfessores