Publicado em 10 Fevereiro 2016

O ambiente educacional deve sempre estar em constante evolução, já que o conhecimento também precisa estar. A melhor forma de garantir que tudo na sua instituição de ensino esteja trabalhando a favor da qualificação dos seus alunos é utilizando uma boa plataforma de aplicativos, como o Google for Education.

O Google for Education possui todas as ferramentas do Google adaptadas para o contexto das instituições de ensino. Isso significa usar o Gmail para o gerenciamento de mensagens, o Google Drive para criação e compartilhamento de arquivos, o Google Agenda para marcação de datas importantes, e assim por diante.

Uma das principais vantagens do Google for Education é a facilidade de instalação e o gigantesco ganho de produtividade tanto para os alunos como também para os professores.

Ainda não se convenceu? Então veja a seguir 5 ferramentas do Google for Education essenciais para sua escola:

timthumb (1)1 – Google Sala de Aula

O principal aplicativo do Google for Education foi especialmente desenvolvido para otimizar os processos de uma sala de aula e tornar o aprendizado mais eficiente. Tudo é feito utilizando o meio digital, então não se gasta papel e é possível aproveitar a tecnologia para incluir elementos multimídia nas lições.

O Google Sala de Aula oferece aos professores um painel onde conseguem controlar provas e trabalhos, além dos alunos que os estão produzindo. Tudo é dividido por turmas e classes, de forma que o professor consegue gerenciar exatamente o que é passado para cada uma delas.

logo_gmail_64px2 – Gmail

Entra ano e sai ano, o e-mail permanece como uma ferramenta confiável de comunicação em vários grupos diferentes. Portanto, não é diferente com uma instituição de ensino e seus alunos. Usando o Gmail, todos poderão contar com o máximo de tecnologia em e-mail baseado na web, sem a necessidade de downloads adicionais.

O Gmail possui uma série de recursos que o colocam à frente de qualquer programa de e-mail. Além de ter um vasto espaço de armazenamento e ser acessível diretamente pelo navegador de internet, ele é plenamente integrado aos outros serviços do Google, como Drive, Agenda e mais. Você também pode obter funcionalidades extras ainda em testes através do Gmail Labs.

logo_drive_64px3 – Google Drive

Contando com ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações de slides, o Google Drive atua como uma pasta virtual em que o aluno e o professor podem fazer upload dos seus arquivos e mantê-los disponíveis na nuvem, acessíveis de onde precisar.

O Google Drive pode se tornar um dos principais aliados do professor e dos alunos. Através dele, é possível criar documentos, como tarefas, trabalhos e até avaliações. Com o sistema de compartilhamento, o dono do arquivo pode determinar quais alunos ou turmas poderão abri-lo.

logo_calendar_64px4 – Google Agenda

A vida escolar ou acadêmica é pontuada por datas e prazos. Portanto, faz bem para a produtividade de todos que estas informações estejam gravadas em um local de fácil consulta. O Google Agenda permite a criação de calendários onde é possível adicionar compromissos e eventos com data e hora.

Um dos trunfos do aplicativo é a possibilidade de compartilhar agendas. Isso é perfeito para professores disponibilizarem datas de entrega de trabalhos e provas, permitindo que os alunos fiquem por dentro de tudo. No Google Agenda também dá para convidar pessoas para eventos, como reuniões de projetos.

logo_sites_64px5 – Google Sites

Nunca foi tão fácil criar um site. Páginas da web são muito úteis porque conseguem abrigar texto, links, imagens e vários outros recursos multimídia. O Google Sites torna esse processo mais simples, disponibilizando um editor em que é possível ver, em tempo real, como está ficando o seu site.

Para instituições de ensino é muito valiosa a possibilidade de criar páginas da web com facilidade. O Google Sites pode ser usado para criar painéis de informações para os alunos, murais de recados entre professores, reunir dados importantes sobre eventos e o que mais for necessário.

Gostou das nossas dicas? Continue aprendendo mais vantagens do Google for Education para a sua instituição. Veja neste post do blog como ele muda a perspectiva do professor em sala de aula.

 

QI_CTA_GuiaIProfessores