Publicado em 4 agosto 2015

As funções do Google Planilhas não são usadas apenas por contadores e serviços de finanças. Um usuário de planilhas não faz todo dia análise financeiras, mas utiliza o aplicativo diariamente para funções diversas do dia-a-dia. Essas funções podem ser chamadas de “formulas do dia-a-dia”, pois elas são maneiras rápidas de resolver problemas básicos comuns diários.

Desde o cálculo do número de dias de um projeto até a tradução de textos para outros idiomas, existem inúmeras funções que podem ser usadas no Google Planilhas e tornam o seu trabalho muito mais produtivo. Veja abaixo algumas dessas funções:

1- Fórmula para contabilizar o prazo de uma tarefa

Utilizando a fórmula “DATEDIF()”, é possível calcular o número de dias entre o começo e fim de duas datas (ex: início e fim). Por exemplo, essa função pode ser utilizada para determinar um prazo final em um projeto ou quantos dias você terá de ficar fora do escritório durante suas férias.

Para utilizar a fórmula, digite “=” e escreva “DATEDIF()” e entre os parenteses insira a data de início e término seguidas pela unidade de medida “D” para dias, “M” para meses e “Y” para anos.

datedif

2- Verificador de email

Quando você envia um formulário para coletar e-mails, a primeira coisa que precisa ser feita é verificar se os endereços são válidos. Dependendo do número de e-mails coletados, verificá-los manualmente pode ser muito trabalhoso. Assim, o Google Planilhas possui a fórmula “ISEMAIL()” que verifica automaticamente se o e-mail é válido ou não.

isemail

3- Crie vários emails em segundos

Se você estiver criando novos endereços de e-mail para usuários de domínio G Suite, é possível que algumas horas de serviço sejam necessárias para a conclusão dessa tarefa. Entretanto, se utilizar uma funcionalidade de uma planilha, essa tarefa pode ser concluída em alguns instantes.

A fórmula “CONCATENATE()” combina os textos inseridos em células distintas. Um exemplo de utilização pode ser a criação de e-mails. Insira em uma coluna o primeiro nome de seus colaboradores, em outra coluna o sobrenome e na última coluna, o domínio de e-mail. Insira a fórmula ao lado e dentro dos parenteses comine as células.

concatenate

4- Traduzindo línguas estrangeiras

A funcionalidade do Google Translate (Tradutor da Google) também está atrelada com o Google Planilhas. Caso você tenha algum texto em alguma outra língua em sua planilha e queira traduzí-lo com o auxílio do Google Translate, selecione uma célula e digite a fórmula “GOOGLETRANSLATE()”. Dentro dos parenteses, selecione a célula com o texto,digite a língua de origem e em seguida a língua que deseja traduzir.

translate

5- Veja dados do mercado de financeiro em tempo real

Você pode programar uma planilha para que ela se torne um painel que apresenta indicadores do mercado financeiro em tempo real. Para isso, basta inserir a fórmula “GOOGLEFINANCE()”. Por enquanto, essa função ainda não está disponível para o mercado brasileiro.

QI_CTA_eBook18_GooglePlanilhas