Publicado em 4 dezembro 2013

O ano de 2013, foi a consolidação da Cloud Computing na economia brasileira. Uma grande quantidade de empresas se mostraram dispostas a utilizar os serviços da nuvem em suas operações, reconhecendo os benefícios e as vantagens que o recurso oferece.

Pensando em 2014, destacamos cinco projeções e tendências deste mercado, que está em constante mudança e evolução.

  • Economia: uma das características da computação na nuvem é a redução de custos para empresas, seja em consumo de energia, mão de obra, software, hardware, etc. Segundo dados internacionais, estima-se que 30% das empresas levarão para nuvem parte de seu portfólio de aplicação de negócios.
  • Mobilidade: o crescente uso das tecnologias mobile, smartphones e tablets, tem contribuído para a formação de uma nuvem robusta e preparada para atender às demandas das pessoas. Dados da Anatel apontam que há mais de 265 milhões de linhas móveis no Brasil, dentre elas, boa parte é composta por smartphones, que possuem enorme capacidade de gerenciar soluções na nuvem, auxiliando no crescimento da plataforma.
  • Valores: seja pela sua alta disponibilidade, segurança, baixo custo, organização ou praticidade, a Cloud Computing oferece serviços que despontam como aliados das empresa de grande e médio porte. A participação deste nicho tem registrado grandes aumentos em virtude dos benefícios que a tecnologia proporciona.
  • Confiança: a nuvem tem se mostrado cada vez mais segura para os executivos e profissionais de TI. As pessoas estão se sentindo confortáveis e seguras com seus dados abrigados na nuvem. Uma pesquisa realizada em North Bridge Venture Partners, indicou que apenas 3% dos executivos consideram a nuvem uma alternativa arriscada.
  • Amadurecimento: com o espaço e confiança que a tecnologia vem recebendo, a nuvem, cada vez mais, torna-se uma realidade no país. Segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan, a área de cloud deve crescer 74% no Brasil em relação ao ano passado.

O mercado está aquecido, o ano que vem promete ser ainda melhor para a Cloud Computing. Se 2013 foi a consolidação, 2014 será a confirmação da nuvem que, aliada às tecnologias mobile e a confiança que vem sendo depositada na plataforma, estará ainda mais presente nas corporações.

 

QI_CTA_eBook21_CloudComputingSeguranca