Publicado em 27 novembro 2015

As constantes exigências do mercado de trabalho levam diversos profissionais a buscarem formas de especialização, como os MBAs e cursos de pós-graduação. E, nesses casos, um dos principais motivos que levam os estudantes à beira de um ataque de nervos é a falta de organização e de apoio. O que muitos não sabem é que os fóruns de estudos podem ser ótimas ferramentas para facilitar essa jornada. Confira, no post de hoje, 7 benefícios em usar fóruns de estudos!

Reúnem exercícios resolvidos

Os fóruns de estudos têm uma grande quantidade de exercícios com o passo a passo de resolução. Como bastante gente costuma participar, é possível encontrar outras maneiras de chegar aos resultados, visando o aperfeiçoamento do tempo, além de métodos mnemônicos que são ótimas ideias para memorização de conteúdos mais complexos.

Têm professores ativos

A participação dos professores é positiva, pois eles atuam como dinamizadores. O incentivo do raciocínio e cobrança moderada impulsionam o interesse individual e coletivo. Eles são dinamizadores e têm o poder para manter o foco e a ordem, além de retomar a ideia central em casos que ocorre o desvio da discussão.

São fontes de motivação

É muito provável encontrar, por meio de relatos e desabafos, outras pessoas que se encontram na mesma situação que você. E, após essa identificação, é possível que você se sinta mais motivado. Afinal, você desenvolverá a percepção de que não está sozinho e que a dificuldade é uma etapa natural na conquista do sucesso.

Têm tópicos divididos por temas

Todos têm maior dificuldade em determinada área ou disciplina, e os fóruns de estudos podem ajudar nesse quesito. Eles apresentam divisão de tópicos que dispõem da concentração de informações. Dessa maneira, a busca é agilizada e os estudantes otimizam o tempo na busca por respostas.

Solucionam dúvidas em tempo hábil

Outra vantagem é que muitas vezes o surgimento da dúvida ocorre em momento inoportuno, e muitas pessoas deixam para perguntar depois e acabam se esquecendo do assunto. O fórum possibilita que a temática seja levantada em qualquer horário, o prazo para resposta muitas vezes vem de outros alunos que antecipam o posicionamento do professor, oferecendo feedback rápido.

Agregam pontos de vista diversos

A argumentação aprofundada é reflexo da quantidade de participantes envolvidos na discussão a respeito de alguma temática. Em fóruns com elevado grau de participação dos usuários e professores, diversos pontos primários e secundários são abordados proporcionando a assimilação abrangente.

Agrupam informações relevantes

Os grupos de discussão possibilitam a obtenção de informações e novidades importantes na área. Há divulgação de pesquisas, notícias, palestras, workshops e eventos gratuitos. Há também dicas a respeito de aplicativos que facilitam o processo de aprendizado.

Os grupos e fóruns de estudos são peças fundamentais no processe de aprendizado. Mas vale lembrar que, para serem eficientes, é preciso que haja um número grande de participantes ativos e, também, uma boa moderação presente.

E então, o que você achou da nossa de lista benefícios em utilizar fóruns de estudos? Agora você pensa em participar de algum grupo na internet? Qual? Conte para a agente! Use a nossa seção de comentários para compartilhar suas opiniões, ideias e experiências!

 
QI_CTA_GuiaIProfessores

Fonte: Certificação Apps for Work – 7 benefícios em utilizar fóruns de estudos