Publicado em 30 outubro 2015

Atualmente, diante da quantidade de novas informações que surge todos os dias, os profissionais não podem ficar parados. Seja qual for o cargo que o funcionário ocupe na empresa, é essencial que ele esteja sempre atualizado, visto que o mercado está em constante processo de mudança e adaptação. Estar em dia possibilita que o profissional se mantenha no emprego ou que consiga até mesmo uma promoção. Quer motivos sair da zona de conforto? Então confira as 5 principais razões da importância da atualização profissional:

Manutenção do networking

Estar sempre atualizado faz com que o profissional tenha sua rede de contatos sempre ativa para trocar informações importantes, participar de eventos ou complementar atividades e serviços. Uma boa dica é utilizar as mídias sociais. Com elas, é possível que os contatos mais importantes fiquem sempre na lista, estando sempre visível para uma possível pergunta ou conversa. Um bom networking permite que as os profissionais certos conheçam mais sobre as suas competências e habilidades, além de proporcionar que novas parceiras sejam realizadas.

Destaque em relação à concorrência

Por causa da grande competição no mercado de trabalho, a atualização constante de um profissional garante que ele tenha um diferencial e se destaque entre os concorrentes. Os funcionários mais preparados conseguem mais oportunidades, além  de se qualificarem para novos desafios.

Especialização

Para se ter uma maior habilitação profissional, é essencial que o funcionário se especialize, seja realizando uma pós-graduação ou participando de palestras e cursos. Atualmente, há muitas formas de se especializar, principalmente por meio da internet e dos cursos a distância. Basta que o interessado procure por aquilo que mais lhe agrade. Além do mais, se especializar garante mais experiência e pontos no currículo, o que é essencial na hora de conseguir uma promoção dentro da empresa.

Acúmulo de conhecimento geral

É muito importante que o profissional saiba o que está acontecendo no mundo e ler revistas, sites e jornais. Ter uma noção básica do contexto atual, seja na política, na economia ou em outras áreas, pode ser um diferencial, porque mostra que a pessoa tem interesse em buscar novas informações e cabeça aberta para saber um pouco de tudo. Além disso, é essencial que o profissional esteja sempre por dentro da língua portuguesa e saiba um ou mais idiomas estrangeiros.

Redução de imprevistos

Estando atualizado, o profissional conta com as informações mais importantes de diversas áreas (trabalhista e jurídica, por exemplo) e informações de eventos que acontecerão. Por causa disso, as chances dele ser surpreendido serão menores. Além do mais, ele terá mais conhecimento sobre o que fazer caso algo que ele planejou não sair da forma que ele imaginava.

Como você já deve saber, a atualização profissional é muito importante, e não faltam razões para que o funcionário saia da zona de conforto e busque saber de tudo um pouco. Graças à tecnologia e softwares modernos, isso pode ser feito na comodidade de uma casa, ou então por smartphones e tablets. Por esses e outros motivos, o profissional não deve ignorar os avanços, mas sim aprender com eles para se qualificar cada vez mais.

Como você costuma se atualizar? Tem alguma dica importante de atualização profissional? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: Certificação Apps for Work – Atualização Profissional: 5 razões para você não ficar parado

QI_CTA_TrabalheComoVive