Publicado em 21 Março 2016

O setor de Recursos Humanos de um negócio passa diariamente por grandes desafios no intuito de fazer com que as pessoas envolvidas no sucesso da empresa trabalhem com unidade, motivação e eficiência, além da função específica que um RH possui, que é a de captar e explorar com eficácia os talentos externos e internos.

Isso tudo é pavimentado por algo muito importante para qualquer instituição ou empreendimento: a comunicação interna envolvendo gestores e colaboradores. O nosso artigo de hoje trará informações valiosas sobre a relevância da questão, além de apontar sugestões para a otimização dessa tarefa. Então não deixe de conferir!

A importância de uma comunicação interna bem-feita

Muitos gestores centralizam o comando do RH em suas empresas, tomando decisões e alterando rotinas sem se preocupar com a devida comunicação interna. Saiba que isso é um grande erro.

Quando os colaboradores conhecem bem todas as informações sobre os acontecimentos, novos procedimentos e qualquer alteração no dia a dia no trabalho, eles passam a se sentir mais envolvidos com seu local de trabalho e, consequentemente, se tornam mais eficientes por terem a plena noção sistêmica de todos os processos.

Além disso, uma empresa que realiza um bom trabalho de comunicação tem mais chances de que seus colaboradores se tornem defensores da marca. Saiba que a transmissão de valores positivos ou negativos por parte deles é bem mais relevante do que a dos clientes, em muitas situações. Outro fator importante nesse sentido é a velocidade da capacitação dos colaboradores para os desafios a serem enfrentados em um mercado a cada dia mais dinâmico.

Trabalho na comunicação interna de forma mais eficiente

Em primeiro lugar, é necessário planejar a comunicação interna de uma forma que ela será recebida de uma forma clara e de fácil compreensão por parte dos colaboradores. Para isso, deverão ser analisados quais são os canais de comunicação que podem facilitar essa interação e qual é o tipo de linguagem a ser utilizada que não trará complicações quanto ao efeito desejado.

Modernas ferramentas podem trazer ótimos resultados

Uma das nossas sugestões de ferramentas para a otimização da comunicação interna nas empresas é o G Suite. Trata-se de uma solução bastante completa que traz, entre seus recursos, possibilidades que vão além dos simples chats entre grandes grupos.

Por meio dessa espécie de pacote de serviços, é possível realizar videoconferências com excelente qualidade de som e imagem, troca de e-mails de forma personalizada quanto ao setor desejado, agendas públicas com notificações de e-mail, pop-ups, e até alertas via smartphone. É possível também fazer o compartilhamento de documentos de trabalho e formulários de pesquisas diversas entre os colaboradores, e tudo isso em um ambiente seguro, armazenado na nuvem, o que facilita a manutenção e a gestão de arquivos.

Enfim, trata-se de um recurso com uma infinidade de possibilidades úteis para a comunicação interna e com uma utilização muito simples por todos, sendo dessa forma perfeitamente capaz de trazer todos os benefícios esperados para o RH da empresa.

Existe mais alguma sugestão para melhorar a comunicação interna nas empresas que você queira apontar? Comente!

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