Publicado em 31 maio 2016

A internet evoluiu bastante nos últimos anos. Ela não é mais um lugar onde são criadas e acessadas apenas páginas, já que aplicativos inteiros podem ser executados a partir dela. Este é o caso do Google Docs, a plataforma de edição de documentos criada pelo Google que conta com as mesmas funcionalidades de programas como o Microsoft Word e o Pages do Mac.

O Google Docs possui diversas vantagens para o funcionamento de um negócio. A principal é a possibilidade de agilizar o dia a dia dos profissionais e criar diversos processos produtivos e inovadores, que são capazes de economizar tempo e recursos.

Nós reunimos a seguir os principais pontos de como otimizar o trabalho da sua empresa utilizando o Google Docs. Confira!

1. Criação e edição de documentos em conjunto

O principal diferencial do Google Docs é o foco que ele possui na colaboração. Duas ou mais pessoas podem abrir um mesmo arquivo em conjunto e visualizar suas edições em tempo real. Assim, não é mais necessário que uma equipe espere a outra terminar de escrever um documento. Todos podem trabalhar juntos e concluir suas tarefas bem mais rápido. O Google Docs conta ainda com um sistema de chat interno onde é possível interagir.

2. Controle de edições de arquivos

O Google Docs oferece ao usuário pleno controle sobre tudo o que é feito em um documento. Qualquer alteração efetuada possui um registro e é possível restaurar tudo a um ponto antes dela. Além disso, você sempre recebe notificações caso algum colega comente em algum parágrafo. Ao acessar o histórico de edições, você pode revertê-lo para múltiplos pontos de sua existência, desde a sua criação.

3. Permissões detalhadas de acesso

Todos os arquivos abertos no Google Docs possuem um sistema robusto de permissões que contribui imensamente para a produtividade de todos. Através dele, você pode abrir o acesso de um arquivo para uma ou mais pessoas específicas ou tornar o documento visível para todos da empresa ou para aqueles que possuam o link. Ao disponibilizá-lo de forma pública, qualquer pessoa na internet poderá abri-lo, o que pode ser a melhor saída caso você queira divulgá-lo de modo aberto sem precisar criar um site para isso.

4. Acesso remoto facilitado

Além de contar com recursos completos a partir do navegador da web, o Google Docs também está disponível para smartphones e tablets. Todas as funções da plataforma podem ser acessadas pelos dispositivos móveis, o que cria múltiplas novas possibilidades para os profissionais. É possível editar um documento rapidamente pelo celular antes de entrar em uma reunião, fazer anotações durante um evento para depois abri-las no computador, entre várias outras facilidades.

5. Execução de scripts

O potencial do Google Docs fica ainda maior quando acrescentamos as infinitas possibilidades do Google Scripts. É lá que programadores conseguem desenvolver códigos capazes de interagir com as informações dos seus arquivos e da internet, podendo criar conexões entre eles e entregar os dados que você precisa.

O Google Docs conta com várias funcionalidades para otimizar o seu dia a dia. E ele é apenas uma parte do Google Drive, o diretório virtual de aplicativos e arquivos do Google. Possui dúvidas sobre o funcionamento do Google Docs? Então deixe a sua pergunta nos comentários!

 

QI_CTA_Comarketing

Leia também: