Publicado em 24 julho 2014

É um desafio para o professor a gestão de todas as atividades e informações que envolvem sua rotina de trabalho. Isto exige do profissional, organização e também ferramentas que auxiliem na execução destas atividades.

Felizmente, com a internet, existem formas de facilitar, e muito, o trabalho dos profissionais do ensino. Aqui você vai encontrar as principais ferramentas da internet e como elas se conectam e colaboram para a execução do trabalho de um professor.

E-mails

Pode ser usado para comunicação com alunos, outros professores, com a diretoria e a administração da escola. Através do e-mail pode-se enviar diversos tipos de informações, requisições e arquivos.

Além disso, o e-mail fica registrado online até que seja apagado, permitindo acessibilidade a informações sempre que necessário, o que previne possíveis falhas de comunicação.

Grupos

Os grupos de e-mail facilitam a comunicação e envio de informações para um número maior de pessoas. Basta agrupar todos os e-mails e dar um nome ao grupo. Esta ferramenta proporciona mais interação, integração e discussões de grupos.

Os benefícios do uso de grupos e e-mails para cada público

Diversos públicos podem ser beneficiados pelo envio de e-mails individuais e para grupos pequenos ou grandes. Segue alguns exemplos:

  • Alunos: Envio de informações sobre atividades em sala de aula, trabalhos, informação sobre matérias de prova, acesso a notas, envio de arquivos.
  • Pais: Informação sobre performance dos filhos, eventos, acesso a notas, atualizações da rotina dos filhos na escola.
  • Diretoria e administração: Troca de informações sobre a administração da escola, discussão sobre questões relativa às aulas e aos alunos, requisição de materiais.
  • Outros professores: integração e troca de informações comuns que sejam importantes para sua rotina de trabalho.

Ambiente de comunicação virtual

Estas plataformas permitem a realização de conferências, reuniões e ligações individuais. Podem substituir em muitas ocasiões o uso do telefone e a necessidade de encontros presenciais por dar acessibilidade remota aos eventos. Esses ambientes permitem a participação de um número maior de pessoas e o estreitamento no relacionamento do professor com seus públicos.

Criação de documentos online

A criação de documentos é uma excelente plataforma para criação de planos de aula, provas, registro de informações e criação de trabalho dos alunos para serem corrigidos automaticamente. Permite ao professor o compartilhamento de documentos com diversas pessoas ao mesmo tempo, mantém a informação registrada, o acesso e a edição de qualquer computador sempre que necessário e um alto volume de informações.

Criação de planilhas online

A criação de planilhas permite ao professor o controle de turmas; registro de notas e outras informações sobre aulas e alunos. Permite a criação de um boletim online que pode ser sempre atualizado e compartilhado.

Agenda Online

Uma agenda online pode ser compartilhada com várias pessoas ao mesmo tempo e usada para a marcar eventos da escola e da turma, reuniões de pais e alunos, datas de provas, entregas de trabalho e muitos outros compromissos da rotina escolar. A agenda e o evento pode ser compartilhado apenas com as pessoas que devam comparecer.

Estar conectado a rede já faz parte do dia a dia de muitas pessoas e só tem vantagens em relação a facilitação da rotina de trabalho do profissional do ensino. Pode-se encontrar online diversas ferramentas que auxiliam o professor em suas atividades na internet.

Conheça o G Suite for Education: ferramentas da internet adaptadas exclusivamente para as rotinas de instituições de ensino para professores, alunos e administração escolar.

 

QI_CTA_GuiaIProfessores