Publicado em 5 setembro 2014

A Google acaba de lançar uma atualização que torna mais fácil e simples para seus editores encontrarem e copiarem links de um arquivo ou pasta e compartilharem com seus colaboradores.

Para dar permissão de acesso do seu conteúdo, clique no botão azul “Compartilhar” (ou selecione um arquivo/pasta no Drive e clique no  ícone pessoa ). Você verá um novo botão cinza na caixa de diálogo: “Receber link compartilhável”.

Ao clicar em “Receber link compartilhável”, o link do seu arquivo é mostrado e o ícone mudar de cinza para verde, o que significa que o arquivo está pronto para ser compartilhado com acesso somente leitura.

Se você quer que seus colaboradores deixem comentários, sugestões ou editem o conteúdo, troque a opção “Pode visualizar” por “Pode editar”. Se deseja que apenas pessoas específicas comentem, visualizem ou editem seu arquivo, adicione seus endereços de e-mail e envie o link. Apenas eles terão acesso ao documento enviado.

Como de costume, clique na caixa azul no topo de algum arquivo aberto ou, se você estiver em sua lista do Drive, clique no ícone compartilhar no topo da página após selecionar um ou mais arquivos.

compartilhar drive

Na caixa de diálogo você poderá adicionar pessoas para compartilhar o arquivo diretamente. Com a nova opção de compartilhamento, se você quiser criar um único link compartilhado, clique em “Receber link compartilhável”

compartilhamento

 

O link estará pronto para compartilhamento quando o ícone próximo ao botão ficar verde.

compartilhar verde

Essa atualização será lançada em até duas semanas e pode ainda não estar disponível para alguns usuários G Suite.

 

QI_CTA_GuiaGdrive