Publicado em 17 Abril 2014

Com o acesso crescente à internet através de celulares e tablets, ficou muito fácil se manter conectado de onde você estiver. O Google Drive facilita sua vida e permite que você se mantenha – além de conectado – sempre produtivo! Com a ferramenta é possível criar e acessar documentos de forma ágil e segura. Através de um navegador web, ou dos aplicativos mobile, você cria, armazena, compartilha e recupera seus arquivos.

Quando você cria um documento no Drive, tem a opção de compartilhá-lo com outras pessoas, tornando o acesso muito mais fácil, de qualquer lugar, a qualquer hora. Outra grande vantagem é a possibilidade de recuperar aquilo que você tinha feito e deixou de lado. Os documentos serão automaticamente salvos na web.

A navegação é simples, mas algumas dicas podem te ajudar a entender como funciona o Google Drive e fazer com que a ferramenta facilite sua vida no trabalho, em casa, ou em qualquer outro lugar. Aproveite!

Compartilhe mesmo com pessoas que não usam Google Drive

Se você precisa compartilhar um documento com alguém que não tem uma conta no Google Drive, não se desespere. Mesmo alguém que não esteja usando a ferramenta pode ter acesso e editar seus conteúdos. O passo a passo é simples. Basta selecionar os arquivos que você deseja compartilhar e depois clicar no ícone “Compartilhar”.

Em seguida clique no link “Alterar” e escolha a opção de tornar seu arquivo um documento público na web ou apenas visível para quem tem um link para ele. Se ainda quiser que a pessoa possa editar seu arquivo, selecione “Permitir que qualquer pessoa possa editar”, copie, cole e envie o link para ela. Pronto!

Baixe os arquivos para usar offline

Gerenciar e editar os arquivos online é uma grande facilidade. Mas e se você precisar trabalhar de um local sem acesso à internet? Através do gerenciador de documentos, você pode salvar uma versão local dos seus arquivos. Basta posicionar o cursor em cima do nome do arquivo no gerenciador e clicar em “Fazer Download”. Também é possível baixar todos os documentos do Drive de uma vez só, ao abrir a aba “Todos os itens” e selecionar os formatos. Assim será criado um único arquivo zip. Ao reconectar seu computador, você pode subir seus arquivos novamente para ficarem seguros no Google Drive.

Facilite suas buscas

O Google Drive facilita suas buscas dentro dele através de atalhos. Se, por exemplo, você quiser achar apenas planilhas dentro da ferramenta, deve acionar o comando “type:spreadsheet”. No Drive, existem comandos especiais que direcionam suas buscas por vários critérios, tornando o processo mais rápido. Existe um documento de suporte do gerenciador que te mostra todas as opções de atalhos.

O Drive é um conjunto de ferramentas extremamente versátil. Qualquer pessoa pode encaixá-lo no seu fluxo de trabalho, se tornando mais eficiente e produtivo. Você já é usuário assíduo do Google Drive? Quais são as suas dicas favoritas para tirar o máximo da ferramenta? Comente!

 

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