Publicado em 5 junho 2014

Uma das grandes forças do serviço de email do Google é que ele permite que você lide com o seu fluxo de emails de várias maneiras diferentes. As demandas de cada tipo de usuário são diferentes! Assim, soluções diferentes são adequadas para cada perfil.

Enquanto os serviços tradicionais de email apenas listam suas mensagens por ordem cronológica, o Gmail apresenta ferramentas inteligentes que ajudam a domar sua inbox, melhorando a sua produtividade e liberando o seu tempo para cuidar de tarefas mais importantes que procurar aquele email importante que você precisa responder no meio das promoções e cupons de desconto.

Vamos conhecer duas soluções inteligentes para a sua caixa de entrada!

Caixa de entrada com abas

Suas mensagens vêm de fontes diferentes e precisam ser tratadas de maneiras distintas. Assim, o Gmail permite classificá-las em até cinco abas: primária; promoções; social; atualizações e fóruns. Pode-se usar qualquer combinação delas, desligando as que não são de interesse.

A classificação é automática, baseada na inteligência do gigantesco banco de dados do Google, mas à medida que você faz ajustes nos emails que recebe, ele também levará em conta suas preferências para aperfeiçoar.

Assim, suas mensagens principais, de amigos, família e colegas de trabalho serão concentradas na caixa primária. A aba de promoções centraliza cupons de desconto e email marketing. Em social, caem emails das redes sociais, como avisos de amigos e mensagens. Atualizações vai receber mensagens sobre suas compras, recibos e confirmações enquanto a última, recebe comunicação de fóruns e grupos de discussão.

A maior vantagem desta visualização é que – como funciona muito bem – facilita que você foque em ler e responder suas mensagens importantes, deixando o resto para depois. O que pode ser complicado é que, para as pessoas que recebem notificações importantes em diversas áreas diferentes, monitorar as cinco pode ser um inconveniente.

Abas Gmail

 

Caixa de entrada prioritária

Neste modo, sua caixa vai ser dividida em três seções: importantes, estreladas e “todo o resto”. Funciona da seguinte maneira:

O Gmail vai tentar descobrir através do seu próprio comportamento (quais mensagens você abre, apaga ou responde) quais são os emails mais importantes para você. Assim, ele vai separar os emails que julgar importante na primeira seção, “importantes”.

Ao lado de todas as mensagens, haverá um ícone de estrela. Os emails marcados com ela vão automaticamente para a seção de estrelados. Assim, quando forem respondidos, estarão destacados na sua inbox.

O outro ícone ao lado das mensagens serve para indicar que uma mensagem é mais, ou menos importante para você. Assim, a sua opinião passa a ser considerada pelo algoritmo na decisão de quais emails priorizar.

A vantagem da caixa prioritária é que ela permite uma visão mais abrangente do seu fluxo de emails, já que estão todos na mesma tela. A desvantagem é que quem recebe uma quantidade grande de emails não prioritários (por exemplo, a assinatura de diversas newsletters e clubes de desconto) fica com toda esta sequência misturada com mensagens de redes sociais, por exemplo. Pode tornar as mensagens não-prioritárias um pouco confusas, para alguns usuários.

Para os tradicionalistas, satisfeitos com o fluxo tradicional, é possível também usar a caixa padrão, organizada cronologicamente. Mas se você é deste grupo, que tal tentar uma das visualizações inteligentes do Gmail?

Lembre-se de nos contar como foi sua experiência nos comentários!

QI_CTA_GuiaGmail