Publicado em 12 setembro 2014

Se você já é amante do Google e adora as novidades que a empresa desenvolve para facilitar a vida das pessoas, vai se encantar com essa novidade. Mais ainda se você é professor e adoraria encontrar maneiras mais ágeis de preparar suas aulas, passar e corrigir trabalhos e organizar grupos de estudos com os alunos.

O Google Sala de Aula foi pensado exclusivamente para os profissionais e instituições de ensino que já utilizam o G Suite for Education. Se a sua escola já possui uma conta, então já é possível começar a experimentar todas as funcionalidades que o aplicativo oferece. E não são poucas! Conheça essa nova ferramenta e apaixone-se:

O que é?

O Google Sala de Aula é um novo projeto especialmente desenvolvido para educadores. O objetivo principal é ser um centralizador das informações inerentes ao universo escolar (alunos/professores), além de facilitar a comunicação entre esses agentes. O aplicativo não exibe anúncios e garante o sigilo de todas as informações e dados ali produzidos.

Como funciona?

Se a sua escola já está inscrita na plataforma, cada professor pode gerenciar o seu Google Sala de Aula como preferir. Um ótimo exemplo de como funciona a ferramenta é o seguinte: um professor de história pode planejar e “postar” sua aula de História do Brasil 1 e compartilhar de forma imediata com os alunos de uma determinada turma. A aula pode conter vídeos, resumos, links e tudo o mais que o professor achar adequado ao seu método de ensino. Os alunos podem acessar a aula de qualquer lugar e a qualquer hora para rever o conteúdo.

O mesmo pode acontecer com trabalhos e exercícios propostos. Eles são facilmente adicionados no ambiente da disciplina, onde pode ser estipulada uma data para devolução por parte dos alunos. O professor ainda pode acompanhar em tempo real quem já entregou a tarefa e fazer suas correções e comentários.

Também é possível dividir os alunos em grupos e criar uma área para que eles desenvolvam seus projetos. Tudo isso com a facilidade e agilidade que só o ambiente virtual disponibiliza.

Quais as vantagens?

A lista de vantagens em relação aos meios tradicionais de ensino é extensa, mas podemos assinalar alguns pontos principais. No Google Sala de Aula, os educadores ganham tempo no preparo das aulas e por não terem que imprimir cópias de exercícios.

Professores e alunos não precisam carregar, de um lado para outro, pilhas de trabalhos, livros, papéis, etc, e nada se perde (já que tudo fica arquivado no sistema de armazenamento em nuvem disponibilizado pelo Google). Além disso, o compartilhamento das informações é feito de forma rápida e facilmente controlado pelo professor. E mais, a correção e atribuição das notas poderá ser feita diretamente no aplicativo e todo o corpo docente passa a trabalhar com uma única ferramenta, que passará a ser o centro propagador das informações relativas a todo o processo de ensino de cada matéria.

Além de todos esses aspectos positivos, o Google Sala de Aula já está traduzido para aproximadamente 42 idiomas e é gratuito para todas as escolas públicas. Trata-se de um aplicativo realmente fantástico e que pretende atuar agregando valor aos novos rumos que a educação vem tomando nessa era digital.

Você já conhecia o Google Sala de Aula? Qual dessas vantagens chamou mais a sua atenção? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências com a gente!

QI_CTA_GuiaIProfessores