Publicado em 23 maio 2017

A implantação de uma cultura colaborativa nas ações de uma equipe é peça fundamental para o sucesso de uma empresa, sendo possível a participação de todos em um planejamento estratégico em prol de um objetivo grupal.

Pensando nisso, separamos algumas das vantagens da colaboração, além de maneiras simples de implantar e cristalizar essa cultura de sucesso em sua empresa. Continue a leitura e confira!

Os benefícios da Cultura Colaborativa

Uma equipe engajada em expor e discutir suas ideias resulta em uma reciclagem de métodos ultrapassados para a empresa. Além disso, os trabalhadores se sentem valorizados e motivados quando notam que suas opiniões são agentes de transformação no ambiente em que trabalham.

Por meio desse brainstorming interno, surgem várias demandas que eram despercebidas, estimulando a criatividade para novas resoluções. Também resulta na ampliação da comunicação da equipe, revelando talentos e potenciais lideranças que poderiam passar despercebidas.

O engajamento da equipe

Uma das formas de conscientizar a equipe da importância da cultura colaborativa é, além de abordar os temas já citados no artigo, mostrar cases sobre o assunto. Nesse sentido, pode-se citar a emersão da economia colaborativa e as mudanças no mercado do país decorrentes dela.

Outra forma de incentivar esse hábito é criando espaços de diálogos entre os colaboradores, visando quebrar antigos moldes e receios, motivando-os a expor suas ideias, principalmente as que poderiam ser consideradas utópicas ou “fora da caixa”. Ainda nessas conversas, busque realçar os pontos fortes e trabalhar os pontos fracos da equipe.

O ambiente de trabalho também pode estimular um maior contato entre as pessoas, aumentando o fluxo de ideias. Espaços descontraídos, salas de reuniões ou até mesmo salas de lazer são ideais para esse aspecto — vale a pena investir!

As ferramentas colaborativas

Outro importantíssimo ativo para a criação de uma cultura como essa são as ferramentas colaborativas, que são pensadas para a estruturação de uma empresa com enfoque em equipes, democratizando o conteúdo e gerando integração interpessoal.

G Suite, por exemplo, oferece uma ampla variedade de ferramentas que facilitam a comunicação, o armazenamento, criação e compartilhamento de documentos e sites de projeto e gerenciamento, fornecendo o aparato necessário para um trabalho integrado, produtivo e consideravelmente mais eficiente.

Os riscos de não adotar essa cultura

Quando não há fluxo e acompanhamento de informações, a margem de erros aumenta. Nesse caso, os conflitos internos terminam sem solução, aumentando o nível de estresse e diminuindo a produtividade no ambiente de trabalho.

No longo prazo, estes desgastes afetam a qualidade de vida dos colaboradores e fazem de sua empresa um local de trabalho monótono e sem inspiração, dificultando o crescimento e a continuidade do empreendimento.

Conclusão

Neste post, vimos como implantar uma cultura colaborativa no ambiente empresarial pode mitigar problemas, tornar o trabalho mais eficiente e estimular o surgimento de novos talentos, aumentando a projeção e os resultados do seu empreendimento. Siga nossas dicas e comece agora mesmo a implantar práticas colaborativas no seu ambiente de trabalho!

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