Data Loss Prevention: como evitar o vazamento de dados confidenciais da empresa

À medida que as tecnologias de internet avançam, novos benefícios surgem e as empresas vão migrando seus negócios para a nuvem.

Mas será que os dados estão realmente seguros online? A resposta é sim. Porém, existem ameaças internas que devem ser combatidas para não colocar os dados mais sensíveis em risco e expor informações estratégicas e sigilosas. O Data Loss Prevention pode ser a solução.

Ainda não conhece o recurso? Descubra a partir de agora como evitar o vazamento de dados confidenciais da empresa!

O que é Data Loss Prevention?

O Data Loss Prevention (DLP) — “prevenção de perda de dados”, em português — representa um sistema utilizado para garantir que dados confidenciais não sejam acessados, perdidos, roubados, mal utilizados ou vazados na web por usuários não autorizados. Ele consiste em políticas de segurança que podem ser aplicadas com a ajuda de recursos e ferramentas de softwares específicos, reforçando o bloqueio contra invasores.

Como funciona o Data Loss Prevention?

Geralmente, os recursos do software DLP classificam as informações que são confidenciais e as protegem de forma mais rigorosa, impedindo que os usuários finais acessem e compartilhem, de forma acidental ou maliciosa, os dados que possam colocar a organização em situação de risco e exposição livre na internet.

Entre as funcionalidades mais importantes podemos citar:

– Monitoramento e controle das atividades de end points (computadores, notebooks, tablets, smartphones ou qualquer outro dispositivo);

– Monitoramento e controle do fluxo de entrada e saída de dados da rede corporativa;

– Proteção dos dados à medida que se movem (transferências e compartilhamentos autorizados).

Por exemplo, se um membro da equipe tentar encaminhar um e-mail comercial com um documento em anexo para fora do domínio corporativo ou enviar um arquivo para um serviço de armazenamento em nuvem de provedor diferente, ele terá sua permissão negada, não conseguindo concluir a tarefa.

Por que adotar o Data Loss Prevention?

As ameaças internas e as rigorosas leis de privacidade, proteção de dados e controle de acessos são os fatores que mais levam as empresas a adotarem o DLP. O vazamento de informações pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores pode ocasionar ações judiciais. Isto deve ser evitado a qualquer custo, já que a imagem da organização estará em jogo.

As ações dos colaboradores é outro fator importante a ser considerado. Como muitos profissionais terceirizados e contratados ganham certa liberdade para criar, manipular e compartilhar dados, a segurança precisa ser reforçada, principalmente quando são realizados trabalhos fora da rede corporativa e por meio de dispositivos pessoais.

Este é o caso quando a empresa adota o BYOD (Bring Your Own Device). As ameaças potenciais se escondem por trás de cada clique ou toque na tela do dispositivo e os dados confidenciais, bem como toda a rede corporativa, correm grandes riscos de serem expostos na web.

O e-mail, por exemplo, é uma ferramenta que merece uma consideração especial na estratégia de prevenção de perda de dados, já que muitos itens confidenciais são compartilhados por ele hoje em dia. Não dá para substituir esta poderosa ferramenta de comunicação por outra, então a solução é adotar um DLP que considere as contas de e-mail na estratégia.

Como implementar o Data Loss Prevention na empresa?

O Plano Enterprise do G Suite conta com o recurso de DLP. Com ele, é possível impedir que os usuários compartilhem conteúdo confidencial no Google Drive ou em um Drive de equipes com pessoas fora da empresa.

Você pode configurar ações baseadas em políticas que são acionadas quando conteúdos confidenciais são detectados. As ações disponíveis incluem o envio de um alerta por e-mail para os superusuários e para o usuário que criou, editou ou fez o upload de um arquivo com conteúdo confidencial ou o bloqueio de qualquer arquivo com conteúdo confidencial.

Segurança é coisa séria, principalmente quando falamos em dados corporativos com altos níveis de confidencialidade. Adote o Data Loss Prevention ainda hoje e elimine os riscos que envolvem as operações do negócio.

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.