Publicado em 4 Maio 2016

Em tempos em que nossas informações estão trafegando pela rede do mundo inteiro e que os nossos dados sigilosos podem estar armazenados há milhares de quilômetros de distância, é fundamental ficar atento a segurança.

Por isso, é fundamental ter muito cuidado na hora de escolher um serviço de nuvem e também com a maneira de manuseá-lo para que nossos dados fiquem seguros e livres de interferência. Pensando nisso, reunimos, a seguir, algumas formas – muitas delas simples, para melhorar a segurança dos seus dados em nuvem.

Escolha bem as suas senhas

Pode parecer mentira, mas muitas pessoas utilizam senhas simples para acessar e-mails, redes sociais ou até mesmo assuntos corporativos importantes. De forma a abolir o uso de senhas simples, nada de colocar datas de aniversários ou importantes, nomes de parentes – e claro, o infame 1-2-3-4-5-6. Para utilizar uma senha forte, utilize letras maiúsculas junto de minúsculas. Números e símbolos.

Se tratando do meio corporativo, acrescente a necessidade de não escrever a senha na própria máquina ou em pedaços de papel.

Proteja a rede Wi-Fi

Da mesma forma que no e-mail, utilize uma senha forte para o seu roteador. Caso o seu roteador possua a capacidade de criptografar os dados, melhor ainda. Na sua empresa, troque a senha periodicamente. Assim, ex-funcionários ou pessoas de fora da empresa não terão acesso a sua rede.

Atualize os softwares

Quando um software passa por uma atualização, ele não está apenas ganhando novos recursos. Muitas vezes ele está ganhando mais segurança. Dessa forma, mantenha eles sempre atualizados.

Use sempre um bom antivírus

Item fundamental em qualquer empresa, o antivírus deve estar presente em todas as máquinas e ser atualizado frequentemente, sempre que o software indicar essa ação. Quando um vírus infecta as máquinas da empresa, pode não apenas ser difícil retirá-lo – o que complica ainda mais em uma empresa com centenas ou milhares de computadores, mas o estrago que certos tipos de praga proporcionam, pode inclusive paralisar o dia a dia da empresa.

Evite acessar a nuvem de muitos computadores

Abrace o costume de utilizar apenas o seu computador ou aqueles de pessoas de confiança. É possível que o computador que você utilize esteja infectado com algum vírus que roube a sua senha e a envie para alguém. Dessa forma, reduzir a utilização de vários computadores é uma boa forma de se manter seguro.

Cuidado ao compartilhar informações dos seus dados em nuvem

Dentro do meio corporativo, tenha cuidado ao compartilhar pastas ou documentos. Como certos assuntos são de acesso restrito e poucas pessoas podem ter conhecimento, é importante ficar de olho nesse detalhe. Em tempo: quando enviar um documento a alguém, verifique as permissões desse arquivo. Veja bem quem possui permissão de editá-lo ou acessá-lo.

Como pode ver, as melhores formas para manter os seus dados na nuvem mais seguros podem ser divididas em duas categorias basicamente: software a adoção de práticas do dia a dia. De nada adianta o antivírus se uma pessoa, no seu uso cotidiano, não faz uso de boas práticas para manter os seus dados em nuvem seguros.

E você? Já conhecia as dicas acima? Possui alguma ideia que gostaria de compartilhar? Não deixe de contribuir utilizando os comentários abaixo.

 

QI_CTA_SegurancaCompliance