Publicado em 26 agosto 2014

Praticamente todas as pessoas que usam o computador acabam produzindo uma série de arquivos para serem armazenados. Podem ser fotos, textos ou planilhas, de uso profissional ou pessoal. Todos nós somos produtores de conteúdo, graças à chegada da era digital. Assim como estamos acostumados a criar e a guardar todo tipo de documento, também faz parte da rotina procurar arquivos salvos no computador. De uma forma simplificada, basta usar a ferramenta “Pesquisar” e digitar o nome do documento que buscamos.

O mesmo processo é usado no Google Drive. Você pode encontrar o que procura digitando um termo aproximado ou específico diretamente na barra de pesquisa (situada na parte superior da sua página). Feito isso, basta pressionar a tecla “Enter”. Quando não se sabe ao certo o título do documento, ou a data em que foi alterado pela última vez, fica mais difícil de encontrar. Foi justamente para ajudar nessas ocasiões que o Google utilizou-se de todo seu know-how de maior buscador do mundo para munir o Drive de uma série de outros filtros capazes de fazer você encontrar qualquer arquivo. Confira!

Aprenda a pesquisar no Google Drive

Depois de aberto, o Drive apresenta uma página inicial e no topo, a caixa de pesquisa. Para fazer qualquer busca otimizada, vai ser preciso, antes de digitar um termo relativo ao conteúdo que se pretende encontrar, clicar na setinha do menu drop down para escolher uma das opções que ele apresenta. São elas:

pesquisa-drive

Tipo de arquivo

Trata-se do formato no qual o documento foi produzido. Pode ser uma planilha, um arquivo de texto, uma imagem, um vídeo, um PDF e muitos outros. Saber o tipo de arquivo que se procura, elimina as demais ocorrências e diminui bem o número de resultados.

Abre com

Essa opção se refere ao aplicativo que vai ser usado para visualizar e editar seu arquivo. Vamos supor que você tenha produzido um arquivo de texto no Word (em seu computador) e resolveu salvá-lo no Drive. O aplicativo que vai abrir esse documento é chamado “Documentos Google”, se o arquivo fosse uma planilha, por exemplo, seria aberto como “Planilhas Google”.

Propriedade

Esse item é bem simples de compreender. Ao pesquisar, você pode dizer se é o dono (o criador) do documento ou se ele foi partilhado com você por outra pessoa.

Depois desse processo de filtragem, basta digitar na caixa de pesquisa um termo ou frase que ajude na identificação do que você procura. Depois, pressione “Enter” diretamente no teclado ou clique sobre a lupa.

Descubra as ferramentas de pesquisa avançada

Ainda existem outras maneiras de refinar ainda mais sua busca. Conheça três das principais opções:

Aspas

Ao colocar uma expressão entre aspas você diz ao buscador para ele encontrar um arquivo que contenha exatamente aquilo que está escrito em seu conteúdo.

OR

Digitando OR entre dois termos você dá o comando para o sistema levar em consideração uma ou outra palavra (exemplo: roupas OR sapatos).

Sinal de menos

É usado para excluir um termo da busca. Vamos imaginar que você queira encontrar o termo MANGA, mas não se trata da sua última lista de compras, então, você pode digitar da seguinte maneira: manga -fruta (ou seja, o arquivo deve mencionar manga, mas não deve conter a palavra fruta).

Viu como é simples? Depois dessas dicas, encontrar um documento vai ficar mais fácil e você vai ter sempre certeza de que ele nunca estará “perdido para sempre”. Agora experimente, vá até seu Google Drive e coloque essas sugestões em prática, faça um teste, quem sabe você não acaba achando algo especial? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

 

QI_CTA_GuiaGdrive