Google Cloud Search: seu novo mecanismo de busca corporativo

Todos os dias, pessoas do mundo inteiro contam com o poderoso mecanismo de pesquisas do Google para encontrar e acessar informações na internet. Mais de um trilhão de pesquisas são feitas por ano. A Google aposta continuamente em novas tecnologias, como o machine learning, em seu mecanismo de pesquisa. Agora, quer também ajudar empresas a utilizarem essa mesma tecnologia na pesquisa de informações internas. Por isso, a empresa acaba de anunciar o lançamento do “Google Cloud Search”, um produto que utiliza a inteligência artificial para oferecer uma experiência de busca de informações corporativas dentro do G Suite.

Organizar informações internas está se tornando cada vez mais complexo na medida em que as empresas estão migrando seus dados e informações de trabalho para a nuvem. Como resultado disso, equipes estão trabalhando em ambientes híbridos e armazenando grande volume de dados por toda a parte e em diferentes formatos, desde emails e documentos até planilhas, formulários, apresentações e muitos outros. De acordo com o instituto de pesquisa McKinsey, um funcionário gasta, em média, 20% do seu tempo de trabalho pesquisando e consolidando informações. Ou seja, os funcionários estão perdendo muito tempo no processo de encontrar a informação que precisam para executarem seus projetos.

Uma experiência de pesquisa mais inteligente, feita sob medida para você

O Cloud Search traz o que o mecanismo de pesquisa do Google tem de melhor aliado a tecnologia de inteligência artificial do G Suite. Ele possui uma avançada pesquisa de informações e faz sugestões inteligentes de acordo com as suas necessidades para ajudar você a ter um dia a dia de trabalho mais produtivo.

Por exemplo, quando você abre o aplicativo do Cloud Search em seu smartphone ou laptop, poderá ver informações relevantes organizadas em “cards” que ajudam a otimizar o seu tempo no trabalho.

Os “assist cards” são uma nova maneira de ajudar você a encontrar a informação certa no momento certo. Com a tecnologia de inteligência artificial, esses cards podem ajudar você a se preparar para a próxima reunião ou, até mesmo, sugerir arquivos que precisam da sua atenção. Os cards foram desenvolvidos para serem assertivos e relevantes para que você possa conduzir o seu dia de trabalho com mais eficiência. Na medida em que aprendemos como e qual informação é mais útil para você, mais cards serão adicionados ao Cloud Search ao longo do tempo.

Cloud Search 1

Além de encontrar seus dados e informações, você também pode pesquisar por pessoas listadas no diretório da sua empresa. Você pode encontrar detalhes dos contatos de seus colegas de trabalho, eventos da agenda e arquivos que vocês têm em comum. Você pode, inclusive, enviar um email, fazer uma ligação ou iniciar um Hangout com apenas um clique.

Cloud Search 2

A segurança e privacidade das informações são uma das maiores preocupações das empresas. Pensando nisso, o Cloud Search respeita as permissões de compartilhamento de arquivos. Assim as pessoas podem encontrar apenas os arquivos que tenham permissão para acessar. Isso significa que os recursos da empresa, como políticas de férias, podem ser encontrados por qualquer funcionário dentro da organização, mas informações sobre projetos específicos de equipes específicas só são mostrados para as pessoas envolvidas no projeto.

Em breve no G Suite!

O Cloud Search será lançado no dia 14 de fevereiro de 2017 para usuários que utilizam as versões Business e Enterprise do G Suite. E isso é apenas o começo. Futuramente, o Cloud Search ganhará novos recursos como integrações com aplicativos de outras empresas. Dessa forma, você e seu time poderão encontrar, acessar e usar a informação da melhor forma no G Suite e além dele.


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.