Google desliga Recursos de Calendário

Na última sexta-feira, o Google anunciou que está desligando uma grande quantidade de recursos e serviços como parte de sua limpeza de inverno. O Google Calendar perderá alguns recursos, o Google Sync (para consumidores) assim como o Google Calendar Sync, SyncML, o Issue Tracker Data API e o aplicativo Punchd.

Veja a estrutura com tudo que você precisa saber:

Google Calendar: Vários recursos menos populares serão cortados em 4 de janeiro de 2013.
Google Sync: Você não poderá configurar novos dispositivos em a partir de 30 de janeiro de 2013.
Google Calendar Sync: Foi descontinuado em 14 de dezembro de 2012.
Google Sync para Nokia S60: Será descontinuado em 30 de janeiro de 2013.
SyncML: Será desligado em 30 de janeiro de 2013.
Issue Tracker Data API: Será desligado em 14 de junho de 2013.
Punchd: Aplicativos para Android e iOS serão descontinuados e os comerciantes não irão mais utilizar os cartões de fidelidade a partir de 7 de junho de 2013.

Primeiramente, vamos analisar o Google Calendar. O Google diz que no próximo mês você não poderá mais criar novas datas reserváveis* através do Appointment Slots, apesar do Appointment Slots continuar trabalhando por um ano.
Two Calendar Labs, Smart Rescheduler e “adicionar gadget por URL” também não existirão mais. E finalmente, os recursos de checar seu calendário via SMS (GVENT), disponível apenas nos Estados Unidos serão descontinuados. A ideia do Google, é de que a maioia dos usuários preferem seus apps móveis de calendário.

Em seguida vem o Google Sync, utilizado para acessar o Gmail, Calendar e Contatos através do protocolo Microsoft Exchange ActiveSync (EAS). Porém, o Google percebe que, não será mais necessário, graças ao IMAP, CalDAV e CardDrav. Conexões já existentes com o Google Sync continuarão funcionando e o Google Sync continuará com o total suporte do G Suite, Government and Education. Quanto tempo será desta forma? O Google não diz.

Esta série de anúncios é um evento trimestral do Google. É a maneira que a empresa encontrou de tentar economizar e oferecer apenas serviços que são muito utilizados para justificar o investimento necessário para as atualizações .

Adaptação


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.