Publicado em 8 Abril 2014

Como muitos profissionais e acadêmicos espalhados pelo Brasil, a maioria deles já se beneficia dos mais variados recursos e ferramentas oferecidas pelo Google Docs. Com ele é possível criar e compartilhar informações em tempo real e todos os dias.

É um fantástico e perfeito conjunto de ferramentas que tem auxiliado muitos acadêmicos e colegas de trabalho, além de oferecer também a interação com os clientes. Na verdade, o domínio do Google Docs se tornou uma habilidade profissional essencial na vida de cada um.

Saiba como você pode desenvolver seus trabalhos acadêmicos ou profissionais de forma rápida, eficiente e com maior praticidade e produtividade. Leia estas dicas a seguir e usufrua desse recurso totalmente gratuito:

Dicas para desenvolver trabalhos acadêmicos ou profissionais

1. Organize-se

Um dos desafios do uso de Google Docs é a gestão de controlar e organizar as informações de todas as pessoas envolvidas para executarem um trabalho. Embora seja relativamente fácil para algumas pessoas aprender a partilhar o seu trabalho com os outros, a desordem que acaba em sua caixa de e-mail pode ser esmagadora.

Entretanto, existe uma forma incrível de não deixar tudo virar uma bagunça. Quem criou essa ideia foi John Miller, que utiliza um formulário do Google e que tem sido inovadora, eficiente e simples. Veja como a invenção de John funciona em três etapas:

  1. O responsável pelo trabalho cria e publica um formulário Google em algum lugar conveniente para os demais terem acesso de forma fácil;
  2. Quando surgir esse Doc Google, as pessoas completam o formulário e enviam um link para o seu Google Doc;
  3. A informação apresentada pelas pessoas é preenchida automaticamente numa planilha a ser utilizada pelo responsável em manter o controle das tarefas e também para acessar rapidamente os trabalhos.

2. Utilize modelos personalizados

Se você está procurando uma maneira fácil e eficiente para proporcionar as pessoas uma experiência otimizada para um projeto digital, o Google Docs Templates pode ajudá-lo. Você pode economizar tempo e orientar o que você deseja proporcionando as pessoas um formato de página consistente, usando e criando seus próprios modelos. Há uma abundância de modelos enviados por usuários já criados e disponíveis para uso público e há até mesmo uma categoria para estudantes e profissionais de várias áreas;

3. Controle as alterações através do histórico de revisão

O Google Docs possui o histórico de revisão que controla todas as alterações que foram feitas em um documento por cada pessoa, o que faz deste, um recurso útil para a responsabilização do indivíduo. A data e a hora são extremamente úteis para o progresso de rastreamento, além também das cores de cada usuário que podem ser atribuídas aleatoriamente. Isso irá torná-lo mais simples para monitorar as contribuições de cada um. Para reverter para uma versão anterior de um doc, basta clicar em “restaurar esta versão”;

4. Compartilhe uma pasta com sua equipe

Você pode criar uma pasta em seu Google Drive e compartilhá-la com uma lista de e-mails de seus colegas de trabalho. Isso torna mais rápido e fácil de compartilhar uma coleção de documentos com todas as pessoas e coletar uma variedade de documentos com eles. Tudo o que você ou eles precisarão fazer é arrastar os documentos para a pasta;

5. Ordene os prazos através de tabelas

Se cada um da equipe ficou de realizar alguma tarefa e precisa saber como está o andamento da mesma, você pode criar uma tabela com o nome, a função e como está a situação: iniciado, em andamento ou finalizado. Coloque também o término do prazo, pois são fundamentais. Assim, todos saberão como está indo o trabalho e não deixa ninguém com aquelas surpresas desagradáveis quando se está perto da entrega.

Além dessas dicas descritas acima é importante informar que o Google Apps permite a criação de:

  • Documentos
  • Planilhas
  • Tabelas
  • Formulários
  • Apresentações
  • Desenhos
  • Sites

Gostou dessas dicas? Compartilhe nos comentários como você desenvolve seus trabalhos usando os aplicativos do Google!

QI_CTA_CloudComputing