Publicado em 17 julho 2014

Você já conhece o Google Drive, e claro, já sabe o quão fantástica é essa ferramenta que permite editar, salvar e criar uma variedade incrível de documentos de forma ágil e segura. Como se não bastassem as facilidades de ter aplicativos online quase idênticos aos que você já está acostumado a trabalhar no computador, o Drive ainda permite trabalhar em equipe (em tempo real e de forma simultânea), criar permissões diferenciadas de acesso e muito mais.

Já era bom, ficou melhor!

Talvez o que você ainda não saiba é que o Google Drive está de cara nova! Uma interface otimizada e supermoderna foi desenvolvida para facilitar ainda mais a visualização e a busca de arquivos, bem como sua categorização e armazenamento. Aos poucos, ela já está sendo disponibilizada para todos os usuários. Entenda melhor o que mudou:

  • Agilidade e facilidade: com os novos recursos ficou mais rápido acessar e encontrar documentos. A visualização agora é em formato de grade, com imagem e logo abaixo a descrição (nome) do arquivo. Muito mais dinâmica e intuitiva!
  • Botão “NOVO” único: foi criado um botão único denominado “NOVO” (que fica na coluna esquerda no canto superior da tela). Ele substitui a dupla “Criar” e “Fazer upload”, reunindo as duas funções em um só elemento de interface. Sempre que precisar adicionar algo novo no Drive, basta clicar nesse botão e escolher, dentre as opções, o tipo de arquivo que deseja criar: pode ser uma apresentação, uma planilha ou um documento de texto, por exemplo.
  • Detalhes e Atividade: agora você poderá visualizar os detalhes e todas as atividades referentes a um determinado arquivo (que pode ser uma foto, documento etc.) com apenas dois cliques: primeiramente, você clica no nome do documento que deseja explorar. Em seguida, no canto superior direito da sua tela, você vai encontrar um ícone para “Detalhes e Atividade”. Basta clicar nele para que se abra uma coluna, na lateral direita, com todas as informações pertinentes.
  • Organizar como no PC: depois que tiver uma quantidade maior de arquivos armazenados no Drive, certamente o usuário vai sentir necessidade de organizá-los de forma mais conveniente. Isso, também ficou mais fácil! Os mesmos comandos que usa em seu desktop agora funcionam do Drive. É possível selecionar os itens desejados com o mouse e depois clicar no botão direito para escolher a ação mais adequada (mover, compartilhar, editar, etc.). O modo “clicar e arrastar” que já existia, foi aprimorado, com animações e transições que deixam mais claro para o usuário as ações que estão sendo executadas.
  • Otimizado para mobile: usar o Google Drive a partir de dispositivos móveis também ficou melhor. Você vai ter acesso à mesma interface atualizada, porém com opções de navegação próprias para este tipo de uso!

O Google Drive é realmente fabuloso. Além de todas as atualizações recentes, tudo é disponibilizado para cada usuário de forma automática, sem que você precise fazer absolutamente nada. Essa é uma grande vantagem dos programas em nuvem. Eles dispensam a equipe de TI porque toda mudança é feita de forma descomplicada. O programa se torna melhor e a única tarefa atribuída a você é: aproveitar!

 

Caso o novo Google Drive ainda não apareça para você, clique no botão engrenagem e depois clique em “Conheça o novo Google Drive”:

novo-drive

 

Já incorporou os aplicativos no Google para turbinar a produtividade na sua vida pessoal e profissional? Compartilhe suas dicas e truques conosco!